Claudiano Filho entra para história com maior obra hídrica do Agreste Meridional à frente da Secretaria de Desenvolvimento Agrário
Projeto de perenização do Rio Ipanema vai levar água para toda região
O secretário de Desenvolvimento Agrário e deputado licenciado Claudiano Filho, esteve reunido nesta quinta-feira com o governador Paulo Câmara para cumprir seus últimos atos como gestor da pasta antes de deixar o cargo para ser pré-candidato a deputado estadual.
Claudiano assinou a autorização de uma das maiores obras hídricas que o Agreste Meridional já viu: o projeto de Perenização do Rio Ipanema, que tem como objetivo conservar um bom volume de água para o sustento de pessoas que vivem no entorno.
Na região o clima é quente e seco, e com isso, resulta em períodos de pouca chuva e com baixo volume de água em muitos leitos. O Rio Ipanema, importante para a bacia leiteira, é também a maior rede de águas correntes do Estado. Serão construídas 42 pequenas barragens com estrutura maciça para a acumulação de água no leito do Rio Ipanema e em toda a bacia hidrográfica nos municípios localizados no Agreste Meridional – Águas Belas, Itaíba, Buique, Pedra, Venturosa, Alagoinha, Pesqueira e Carnaíba.
“É a solução que encontramos para a população e para os agricultores familiares. Mais de 5 mil famílias serão beneficiadas com este projeto. O governador Paulo Câmara nos deu total apoio e a ele agradeço por confiar no nosso projeto” afirmou Claudiano Filho.
As barragens são construídas até que a água possa correr para o próximo ponto. A perenização dos rios preserva, ainda, a vegetação e leva qualidade de vida para famílias que necessitam abastecer suas casas.
ASSINATURAS
Claudiano Filho assinou também a ordem de serviço para a construção do Parque de Exposições no município de Águas Belas, que vai servir como local de grandes eventos do setor agropecuário, além de área de lazer e acessibilidade ao município e região. O Parque é uma das obras mais esperadas pela população, e vai levar o nome do tio de Claudiano, Jarlon Martins.
Foi anunciado e autorizado o novo programa de ordenhas, chamado Leite Bom. Onde os produtores do estado irão ordenhar mecanicamente para melhorar a qualidade do leite em Pernambuco.