Ação da Seduh com o Projeto Rescate capacita catadores de materiais recicláveis

Nesta terça-feira (06) foi realizada na sede da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) uma oficina para a inserção de novos catadores de materiais recicláveis em cooperativas. Através do projeto Rescate, desenvolvido pela Secretaria de Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco, foi abordado o tema “A importância da agregação dos valores nos materiais recicláveis: passo a passo”.

Durante as aulas, que foram divididas nos turnos da manhã e da tarde, houve o mapeamento de cadeias produtivas dos materiais recicláveis, modelo de gestão de redes de cooperação ou cooperativas para venda dos materiais recicláveis e a inserção dos catadores nas redes de logística reversa.

A secretária executiva de Politicas Urbanas da Seduh, Simone Osias, falou da importância do evento. “É importante ter a prática, mas a capacitação apresenta o conhecimento necessário para atuar na gestão do empreendimento. Temos uma esperança muito forte de que vamos conseguir ainda nessa gestão encontrar um espaço para instalar a cooperativa e oferecer um espaço digno para o trabalho dos catadores de materiais recicláveis da Iputinga”, declarou a secretária.

Para Vaneide Maria, organizadora da comunidade dos Catadores da Iputinga, a oficina é importante para a capacitação dos catadores, o que terá reflexos na melhoria da atividade. “Eles vão aprender bastante. Entender o verdadeiro valor do trabalho deles, a importância no processo com os atravessadores e a serventia de cada material. Essas experiências ensinaram a eles (os catadores) a como valorizar a reciclagem”.

A ação, que foi uma parceria entre a Seduh e o Projeto Rescate, ofereceu além das aulas, do café da manhã e do almoço aos catadores, um certificado de reconhecimento para quem participou do curso que teve duração de 8 horas.

Sérgio Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *