Jataúba vivenciou pela primeira vez em sua história, uma Conferência Municipal de Saúde Mental.
Pela primeira vez em sua história, Jataúba vivenciou a Conferência Municipal de Saúde Mental, que abordou o tema: “A política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS.”. O evento iniciou as 8hrs com o credenciamento dos inscritos, que representaram diversos setores da sociedade. A prefeita Drª Cátia Ribeiro, ao lado de sua equipe de secretários prestigiou o evento, sendo inclusive homenageada pela secretária de saúde Carla Paiva, em gratidão por sua sensibilidade e dedicação para tornar a saúde de nosso povo cada vez melhor.
Após as falas das autoridades, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, leu o regimento que foi aprovado pelos presentes. A palestra principal tratou do tema da conferência e abriu caminho para as discussões em grupos, que foram divididos por eixos, e através do diálogo foram formuladas propostas para serem encaminhadas a conferência estadual.
Durante o almoço, profissionais de saúde do município falaram ao vivo em entrevista sobre o evento e a importância da saúde mental. Em meio as entrevistas o deputado Silvio Costa Filho entrou ao vivo e anunciou uma emenda no valor de R$ 1 milhão de reais para a saúde do município. Um grande investimento, que chega em um momento importante, no qual a gestão tem realizado inúmeras expansões e melhorias nas unidades de saúde.
Em um segundo momento do evento, foram escolhidos por meio do voto popular, quatro delegados para levar as propostas acolhidas na conferência municipal, para a conferência estadual. O evento foi finalizado com a entrega dos certificados e um sentimento de dever cumprido, ao trazer a tona um tema tão pertinente, que por inúmeros motivos é deixado de lado, reforçando preconceitos e estereótipos.
ASCOM Prefeitura de Jataúba/PE