Prefeitura de Gravatá apresenta equilíbrio fiscal no 1o quadrimestre de 2022
Em obediência à Lei de Responsabilidade Fiscal, gestão do prefeito Joselito Gomes apresenta a receita aplicada no município nos 3 primeiros meses deste ano
A Prefeitura de Gravatá apresentou, em audiência pública realizada na manhã desta segunda (30), na Câmara Municipal, a prestação de contas das metas fiscais da cidade do primeiro quadrimestre de 2022, que corresponde aos meses de janeiro a abril.
Fizeram parte da primeira audiência a secretária executiva de Planejamento e Orçamento, Márcia André, a contadora Valéria Celestino, e Amadeu Sarinho, que representou a Controladoria do município.
Entre os destaques apresentados está a média de 19% que o município apresentou em investimento na educação apenas nesse primeiro quadrimestre, tendo em vista que a Lei Orçamentária Anual prevê o total de 25% ao longo do ano inteiro.
O secretário de Planejamento e Orçamento de Gravatá, Vital Medeiros, destacou a transparência da gestão do prefeito Joselito Gomes ao apresentar os números. “Hoje tivemos a excelente informação de que o Tribunal de Contas de Pernambuco destaca Gravatá na transparência de suas informações. Isso é muito importante, pois mostra a credibilidade do governo do prefeito Joselito Gomes. E aqui apresentamos a relação das metas fiscais com a sociedade acompanhando os recursos que entraram e como eles foram aplicados. A população de Gravatá está demonstrando interesse pela coisa pública e isso é importante, democrático, transparente. Observamos com esses números coisas positivas, como por exemplo, Gravatá está aplicando além do que a Constituição estabelece na saúde. O que deveria ser 15%, nós já vamos em quase 20% aplicado nessa área. Veja como a saúde é prioritária na gestão atual”.
Após apresentação da audiência pública de metas fiscais pela Secretaria de Planejamento e Orçamento, foi a vez da Secretaria de Saúde divulgar a prestação de contas da área, que obedece a determinação da Constituição Federal de 1988 e da Lei Complementar 141/2012.
Na mesa da audiência pública da Saúde estavam o secretário da pasta, José Edson, a secretária executiva de Saúde, Maria Araújo, o coordenador de Atenção Primária em Saúde, Jairo Teixeira, e a técnica de planejamento da secretaria, Cristiana Zarzar.
José Edson destacou que o trabalho continua com essa clareza orçamentária. “A nossa prestação de contas nada mais é do que o retrato da administração do prefeito Joselito Gomes. Quando a gente faz uma apresentação completa desse tipo que foi mostrada hoje, estamos mostrando que queremos transparência e confirma o que foi dito hoje por todos os jornais que essa gestão tem essa característica. Estamos aqui para colaborar com esse ponto que é fundamental, que a população saiba o que está acontecendo na Secretaria de Saúde e saiba como o dinheiro está sendo gasto na saúde do nosso município. Para que todos apoiem a gestão e a gente cresça junto à população que é tão importante e a gente tenha um resultado positivo na saúde”.
Para representar o poder legislativo de Gravatá, os vereadores Leandro do Transporte Alternativo, Nego Suíno, Nino da Gaiola, Régis da Compesa acompanharam a prestação de contas do executivo municipal. Neném de Uruçu também estava presente e falou que “é muito importante essa audiência pública que aconteceu aqui na casa do povo, onde recebemos várias representações da sociedade e salientando que a Secretaria de Saúde da gestão do prefeito Joselito Gomes está realizando um ótimo trabalho aqui no município, por meio do secretário José Edson, e atendendo os munícipes”.
Vale destacar que Gravatá é finalista em duas categorias em premiação promovida pelo SEBRAE: desburocratização e cidade empreendedora, em que concorre com municípios como Caruaru, João Alfredo e Buíque. A participação neste concurso é resultado do trabalho empenhado de todos os funcionários públicos que têm se comprometido para melhorar a vida das pessoas do município.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)