Jataúba foi representada na 4ª Conferência Estadual de Saúde Mental de Pernambuco

O evento aconteceu entre os dias 29 e 31 de Agosto em Recife, e foi organizado pelo Conselho Estadual de Saúde (CES-PE) com apoio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). A sessão solene de abertura contou com o secretário estadual de Saúde, André Longo; a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque; o coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça em Defesa da Saúde (CAO-SAÚDE) do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e promotor de Justiça Édipo Soares; o presidente do CES-PE, Euclides Monteiro; e representantes do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Conselho Municipal de Saúde (CMS) do Recife e do Movimento de Luta Antimanicomial.

“Mudar o paradigma da assistência à saúde mental só foi possível a partir da compreensão e do compromisso dos gestores, dos profissionais de saúde e do envolvimento dos próprios usuários e de seus familiares. Por isso, quero reconhecer a importância e o papel crucial dos municípios e do Ministério Público neste processo que, de forma planejada, fechou os hospitais psiquiátricos, consolidando as redes assistenciais substitutivas com o fortalecimento da atenção básica”, pontuou Longo.

Jataúba foi representada pela Assistente Social do CAPS, Dayane Guenes e pela Enfermeira Alexandra Martins, que foram escolhidas em plenário da 1ª Conferência de Saúde Mental de Jataúba, ocorrida em Abril deste ano. Nossas representantes puderam apresentar à delegados de todo o estado, as conclusões alcançadas em nossa conferência municipal acerca do tema: “A política de saúde mental como direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços de atenção psicossocial no SUS.”

Ao fim da conferência, foram escolhidos os delegados para a etapa nacional da conferência, que acontecerá em breve e tratará do tema, buscando a manutenção dos avanços já alcançados e rumo a transformações ainda necessárias em nosso pais.

ASCOM Prefeitura de Jataúba/PE

Sérgio Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *