Caruaru: Efetivação de matrícula dos alunos novatos teve início nesta segunda-feira (16/01)
Mais de seis mil solicitações foram feitas para ingressar na Rede Municipal de Ensino
No período de 16 a 20 de janeiro ocorrerá a efetivação da matrícula dos alunos novatos que fizeram a pré-inscrição para estudar na Rede Municipal de Ensino de Caruaru. A confirmação da matrícula deve ser feita diretamente na escola em que o aluno foi contemplado. O resultado foi divulgado na última sexta-feira (13) e pode ser conferido através do site educacao.caruaru.pe.gov.br ou em qualquer escola municipal.
Para 2023, a Secretaria de Educação e Esportes de Caruaru (Seduc) recebeu 6.201 novad solicitações de matrículas de alunos para ingresso na Rede Municipal de Ensino, sendo 4.712 de estudantes efetivamente novatos (vindos da rede particular, oriundos do lar, outro município, etc), o que corresponde a um aumento de demanda por novas vagas no ensino fundamental em Caruaru de quase 11% em relação a 2022.
“Fizemos a distribuição dos alunos na nossa rede tentando atender todas as solicitações de acordo com as vagas existentes e peculiaridades de cada família. Caso o estudante não tenha sido contemplado no local desejado, é importante que os pais efetuem a matrícula para garantir a vaga e, a partir do dia 23 de janeiro, compareça à escola de preferência para saber se existem vagas remanescentes ou preencher a lista de espera que ficará disponível e aguardar o surgimento da vaga”, explicou o gerente de Organização Escolar da Seduc, Jeorge Lopes.
Para fazer a matrícula é preciso levar os seguintes documentos (original e cópia):
- Certidão de nascimento e/ou casamento;
- Cédula de identidade (RG) e/ou carteira profissional do estudante;
- Declaração provisória ou histórico escolar da escola de origem (não devendo conter emendas e/ou rasuras);
- CPF do estudante;
- CPF e RG do responsável ou do estudante quando maior de 18 anos;
- Comprovante de residência com o CEP;
- Cartão de vacinação (Lei Estadual nº 13.770, de 18 de maio de 2009);
- Duas fotografias 3×4 recentes;
- Cartão de Programas Sociais, caso seja beneficiário;
- Cartão do SUS;
- Comprovante de tipagem sanguínea (Fator RH);
- Cópia do Laudo Médico para os estudantes com Deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades ou Superdotação.
“É importante explicar aos pais que a Secretaria de Educação tem reunido todos os esforços para atender a todos os estudantes que desejam estudar na rede pública do município, diante do aumento relevante da demanda de novas matrículas e da capacidade instalada de salas de aula. Sabendo da importância da educação na vida das crianças, estamos nos desdobrando para atender da melhor forma todas as solicitações, incluindo a ampliação de escolas com novas salas de aula e o estudo para construção de novas escolas”, disse a secretária de Educação e Esportes, Aline Tibúrcio.
O ano letivo de 2023 terá início no dia 06 de fevereiro.
Retardatários – A partir do dia 23 de janeiro, os estudantes que não fizeram pré-matrícula, matrículas ou remanejamentos na rede municipal, poderão solicitar a vaga diretamente na escola em que o aluno gostaria de estudar. Em caso de vagas, a matrícula será efetivada.
Transporte Escolar –Os estudantes da Rede Municipal de Ensino que foram alocados distante das suas residências podem solicitar o transporte no ato da matrícula, diretamente na escola.