Prefeito Joselito Gomes reativa Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente e empossa conselheiros

Atuação do COMDEMA vai contribuir com as políticas ambientais e os avanços no município

Nesta quinta-feira (19), no Paço Municipal, foi dado posse aos conselheiros que passam a fazer parte do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA). Um momento importante e necessário já que o intuito é contribuir com a implementação da Política Ambiental e questões referentes ao equilíbrio ambiental no município de Gravatá.

Então, é um espaço de participação popular no qual a população, junto com o poder público, formula as políticas de gestão ambiental, identifica as questões ambientalmente relevantes para o município e traça estratégias de enfrentamento.

Como presidente da Agência de Meio Ambiente e conselheiro do COMDEMA, Artur Teixeira, avalia que “é indispensável que a população internalize os valores ambientais, a importância do bom trato com o meio ambiente, de adotar práticas sustentáveis, evitar modelos predatórios e assim favorecer um crescimento do município de forma sustentável”.

Com uma Secretaria de Governo articuladora e atuante, o secretário da pasta, Júnior de Paulo, comenta sua expectativa dessa formação do COMDEMA: “A partir do pedido do prefeito que reativasse o Conselho, houve a convocação por parte da Secretaria de Governo, que auxiliou a Secretaria de Meio Ambiente, as pessoa compareceram, se comprometeram, vieram aos encontros e sabem da importância do Conselho. Hoje se entende que o Condema não é aquele conselho de antigamente, que era criado e não funcionava. O conselho hoje participa ativamente nas deliberações e tem voz para fazer valer aquilo que tem que ser feito. Eu estou muito satisfeito, foi ótimo essa caminhada e é muito bom ver que as pessoas estão com compromisso e vão exercer como deve ser feito”.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, Lula do Padre, fala da preocupação a atuação do prefeito Joselito Gomes com a política ambiental: “Hoje aqui no Paço Municipal estamos instalando o Conselho Municipal de Meio Ambiente e isso demonstra o quanto do prefeito Joselito é sensível às causas da população e tem tido a preocupação, tanto é que ao longo de seus dois anos de administração já foram situados em Gravatá cerca de 8 mil árvores nativas. Sem contar com as questões que tem feito com que seja inibido e exterminado o desmatamento ilegal em nosso município, isso demonstra quanto Gravatá ganha e acertou com o prefeito comprometido no meio ambiente e cumprindo uma obrigação que outros no passado deveriam ter que é o compromisso com as causas sociais”.

Por fim, o prefeito Joselito Gomes ressalta a importância da atuação do Conselho do Meio Ambiente no município: “Aqui em Gravatá por ser um município com clima agradável e as pessoas gostam de estar em Gravatá, temos essa responsabilidade também através do conselho pois sinaliza a participação da população, participação ampla, efetiva, responsável, e que políticas públicas estejam sendo implementadas para que o cuidado do meio ambiente e preservação do nosso município seja uma constante. E assim sendo, possamos ter uma Gravatá melhor cada vez mais. Então, todo esse trabalho acontece porque nosso compromisso é com as pessoas”.

Confira a Portaria 422/2022, com a nomeação dos membros do CONDEMA

Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Anderson Souza (SECOM)

Sérgio Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *