Vigilância em Saúde de Jataúba trás novo alerta sobre as pomadas modeladoras, e depoimento de vítima
O departamento de Vigilância em Saúde de Jataúba, através de sua coordenadora, Laura Edvânia, tem empreendido grande esforço para cumprir as determinações da ANVISA, a respeito do incidente com pomadas modeladoras de tranças.
Desde a notificação inicial, a Vigilância de Jataúba tem investigado a existência de casos no município, chegando até a Vila do Riacho do Meio, onde uma servidora pública sofreu com forte reação alérgica e queimaduras em suas córneas. Leidejane, que é mais conhecida como “Leda do Riacho do Meio”, realizou um procedimento no qual foi utilizada uma pomada modeladora para tranças, e após tomar um banho de piscina, passou a sofrer com fortes dores de cabeça, e ao dar entrada no Hospital de Jataúba, foi transferida para Recife, onde foi identificada a intoxicação.
O caso aconteceu em Novembro do ano passado (2023), e embora tenha passado por tratamento, até hoje a vítima tem dificuldades para enxergar com o olho direito. Após exames, não foram identificados outros problemas, mas o caso continua em investigação até sua resolução.
Com um caso registrado em nosso município, a Vigilância em Saúde trás um novo alerta para aqueles que desejam realizar procedimento capilares para o carnaval. A ANVISA determinou a proibição da venda e uso de todas as pomadas modeladores e outros cosméticos relacionados pelo prazo inicial de 90 dias. Diante disso, o departamento está notificando e recolhendo os produtos de todo o comércio, incluindo barbearias, salões e farmácias.
Para obter mais informações, visite o site da ANVISA (www.acesse.one/pomadas) ou entre em contato diretamente com a Vigilância de Jataúba, através do número: (81) 9 8228 3170.
ASCOM Prefeitura de Jataúba/PE