Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação viabiliza a criação de duas startups no Sertão do São Francisco

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação viabiliza a criação de duas startups no Sertão do São Francisco

A Innovchat e a Innovation BI, voltadas para o varejo, serão lançadas nesta terça-feira, 04, na Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrolina, entidade incubadora das duas startups


A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti/PE), por meio do Programa de Extensão Tecnológica (PET) e da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe), viabilizou a criação de duas startups tecnológicas voltadas para o varejo, em Petrolina, no Sertão de São Francisco. A Innovchat e a Innovation BI – que fazem parte do Projeto Innovation Labs – serão lançadas nesta terça-feira, 04, às 19h, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrolina (CDL), entidade incubadora de ambas as empresas.

As startups visam promover o desenvolvimento de importantes soluções na área de inovação tecnológica para as empresas, de pequeno e médio porte, de comércio e serviços do Vale do São Francisco, contando com a parceria de instituições e pesquisadores da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf) e Faculdade de Petrolina (Facape). “O Programa de Extensão Tecnológica é uma política pública de Pernambuco que vem contribuindo para a imersão de estudantes de ensino médio e superior junto ao setor produtivo. Entre os resultados está o surgimento de startups para atuar no mercado e aumentar a competitividade”, explicou a secretária estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauricélia Montenegro.


“Estamos muito felizes em apresentar para a classe lojista as startups: Innovchat e o Innovation BI, que vão modernizar o mercado e promover importantes avanços nas formas de atendimento e gestão de empresas, a partir do uso de tecnologias inovadoras, principalmente a inteligência artificial”, adianta o pesquisador e cofundador do Inovation BI, Jorge Cavalcanti. O coordenador de Negócios da Inovchat, Tiago Souza, explica como funciona a empresa. “A Inovchat atua na área de chatbots, que são pequenos robôs com inteligência artificial. Eles automatizam toda a tarefa de atendimento aos clientes, em canais como WhatsApp e Instagram, 24 horas por dia, 7 dias por semana, ampliando e otimizando bastante os atendimentos das empresas”, concluiu Souza.


O presidente da CDL, Deusemar dos Santos, ressalta que as parcerias com instituições de ensino, órgãos de fomento e empresas tecnológicas são importantes não somente para a entidade, mas também para todo o segmento de comércio e serviços da região, pois torna mais acessível e a custos menores, tecnologias que antes só estavam ao alcance das grandes empresas. As startups estão localizadas fisicamente na sede da CDL/Petrolina.
Instagram: @innovchat.pnz @innovationbi

Sérgio Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *