Colônia de Pescadores de Olinda encaminha construção do Mercado de Peixe
Ministro da Pesca e Aquicultura visita local onde futuramente será vendido o pescado
André de Paula com o prefeito, pescadores e lideranças políticas locais observam o projeto do futuro Mercado de Peixe. – Foto: Ascom/MPA
O ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, visitou na manhã desta quinta-feira (6) a Colônia de Pescadores Z-4, em Olinda, região metropolitana do Recife, e o espaço onde será erguido o futuro Mercado de Peixe da cidade. A construção é uma antiga reivindicação dos pescadores e pescadoras locais, para evitar atravessadores e aumentar a renda da atividade.
A Colônia Z-4, de acordo com o seu presidente, Nilson Monteiro, presente no evento, é composta por 1.470 pescadoras e pescadores artesanais.
“Incontestavelmente, foram essas mulheres e homens das águas que ajudaram a escrever a história da Marim dos Caetés. É impossível falar em Olinda sem considerar e exaltar suas comunidades pesqueiras”, destacou o ministro.
Marim dos Caetés é o antigo nome de Olinda – Marim era uma vila onde viviam índios Caetés na chegada dos colonizadores portugueses. Atualmente, os habitantes da cidade a chamam desta forma quando querem se referir a ela com orgulho.
O evento contou com a presença do prefeito Professor Lupércio; da senadora Teresa Leitão (PT-PE); do deputado federal Augusto Coutinho (Republicanos-PE); do secretário nacional de Pesca Artesanal do Ministério da Pesca e Aquicultura, Cristiano Ramalho; de vereadores e secretários municipais; do presidente da Colônia de Pescadores Z-2 (localizada na cidade vizinha de Paulista), Luiz Mangote, e de lideranças de Olinda e das demais cidades da Região Metropolitana do Recife.