Coronel Meira quer saber se Lula pediu para retirar Batalhão da Guarda Presidencial no dia 08 de janeiro
Na próxima quarta-feira, dia 19 de abril, a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado receberá o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Marco Edson Gonçalves Dias, a pauta da audiência será os atentados do dia 8 de janeiro em Brasília. A reunião ocorrerá às 14:30 horas, no plenário 6 da Câmara dos Deputados.
O requerimento de audiência pública foi feito pelo deputado federal Coronel Meira (PL-PE) que entende que existem “muitos mistérios” acerca do atentado contra os prédios dos três poderes. O deputado tem feito diversos pedidos de informação sobre o fatídico dia e, recentemente, solicitou ao Ministro Flávio Dino informações sobre o horário de sua chegada ao Ministério da Justiça e as imagens do prédio para confirmar a hora de sua chegada. “Flávio Dino entrou em diversas contradições, porém a mais grave foi dizer para a Globo que ‘assistiu tudo de camarote’ (janela de sua sala no Ministério) e, na CCJ, dizer que chegou apenas depois dos atentados”.
Em sua investigação, Meira também entende que é preciso compreender a razão do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República ter dispensado o batalhão que faz a segurança dos prédios 20 horas antes dos atos. “É público que tanto a ABIN quanto a PF emitiram alertas para a possibilidade real de uma invasão aos prédios públicos. Esse é um outro mistério que precisa ser desvendado”, completou Meira.