Nordeste será centro das discussões de economia limpa e de baixo governo”, afirma Clodoaldo Na tribuna, líder do PV defendeu efetivação da transição energética e da reindustrialização verde no país
Em fala na tribuna da Câmara dos Deputados, Clodoaldo Magalhães (PV/PE), líder do Partido Verde, apresentou a pauta da transição energética como grande catalizadora do desenvolvimento verde e da economia de baixo carbono no país. A transição energética é essencial para o cumprimento das reduções das emissões de carbono e no combate às mudanças climáticas.
“Segundo estimativas do setor, o Brasil tem capacidade de produzir cerca de 800 gigawatts de energia eólica, considerando a onshore e a offshore, que representa 4,5 vezes o total da soma de todas as fontes de energia instaladas no país. O Governo Federal tem tido uma importância para a transição energética. Vamos levar pro Nordeste o centro destas discussões, criando mais oportunidades para a região de Pernambuco”, comentou Clodoaldo.
Atualmente, o Brasil ocupa o 6º lugar em matriz eólica, no ranking dos países em capacidade instalada. Encontra-se atrás da China, Estados Unidos, Alemanha, Índia e Espanha, respectivamente. Vale salientar que ainda não estão em operação no país parques de produção de energia offshore, ou seja, localizados em alto mar. Ao todo, existem 828 parques eólicos onshore em operação e que 725 estão concentrados no Nordeste.
“Existem ao menos 50 projetos de parques eólicos offshore hoje, aguardando autorização dos órgãos ambientais. Cabe ao Parlamento a apresentação de propostas que cumpram com as metas de redução das emissões de gases, passando pelo desmatamento zero até 2030 na Amazônia e o combate do desmatamento em todos os biomas do país”, reforçou o líder do PV.