Atletas de Fernando de Noronha participaram, no último final de semana, da 1ª Etapa do Campeonato de Surf de Pernambuco. 

Atletas de Fernando de Noronha participaram, no último final de semana, da 1ª Etapa do Campeonato de Surf de Pernambuco. 

A competição aconteceu na praia de Borete, em Ipojuca, no litoral sul do estado. A Administração da ilha deu todo o apoio aos esportistas, disponibilizando também as passagens.

Os adolescentes José Alvimar, de 13 anos; Anderson Felipe,  Igor Januário e Ayrton Mikael, os três com 15 anos, competiram na categoria Sub 14. José Alvimar foi classificado e irá participar das próximas etapas do Pernambucano. 

A administradora de Fernando de Noronha, Thallyta Figuerôa, esteve presente no campeonato e parabenizou os atletas. “Um grande orgulho poder estar aqui e participar desse momento. Além de parabenizar os nossos surfistas, quero também agradecer, pessoalmente, aos treinadores, que acreditam nos jovens e fazem um trabalho lindo para transformar cada um em grandes atletas.”

O superintendente de Turismo, Cultura e Esporte da ilha, André Portela, também esteve presente e reforçou as palavras da administradora. “Parabéns a cada participante. Vocês fizeram a escolha certa. Estão praticando uma atividade que é a cara da nossa ilha. Todos nos representaram lindamente no continente. Um parabéns especial para José Alvimar, que conseguiu subir no pódio e levar a nossa ilha com ele!”, afirmou.

José Alvimar viajou para o continente cheio de esperança de uma vitória e a conquistou, classificando-se em 3º lugar na categoria Sub 14. “Por ter competido com atletas de fora do Estado, que não recebem a mesma pontuação que ele devido a isso, José Alvimar acabou ficando com a liderança da categoria”, explicou o treinador João Paulo. “Esse resultado o classifica para o Pernambucano, juntamente com o atleta Igor Januário, que já havia garantido a sua vaga no ano passado”, completou.

“Estou muito feliz. Participei desta etapa do Campeonato de Surf de Pernambuco e consegui conquistar mais uma vitória. Já é o terceiro troféu fora de Noronha. Agradeço muito a todos os que estão me apoiando, como Lukinhas (Lukas Costa), da Escolinha Alma Solar Noronha; Carlos Eduardo (Calico) e João Paulo, do Projeto Surf Skate, e a Daniel Oliveira, conselheiro distrital, que estão me incentivando e me apoiando junto à Administração de Noronha, que tem chegado junto e apoiado o meu sonho”, disse.

O treinador João Paulo falou da importância da Administração em apoiar eventos esportivos como esse. “Essa nova gestão de Fernando de Noronha realmente entrou na ilha para fazer a mudança, para ajudar a população. Foi muito importante os meninos competirem fora do arquipélago, tanto para adquirir experiência, como para conseguir uma vaga para o Brasileiro. E a presença da administradora Thallyta e do superintendente André Portela, no dia da competição, deixou os meninos supercontentes, sentindo-se prestigiados”, afirmou.

Para o presidente da Associação de Surf de Noronha, Marlos Amarante, a participação dos atletas nos campeonatos fora da ilha dá a eles a possibilidade de conseguirem vagas em competições maiores. “Hoje em dia a gente tem muitos atletas novos na ilha que podem vir ao continente e ser um futuro campeão brasileiro, um futuro campeão mundial. Estamos trabalhando para isso”, disse Marlos, que também competiu em Borete, na categoria Master, mas não se classificou.

Sérgio Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *