Pedro Campos protocola projeto de lei para democratizar o acesso a energias renováveis
CAMOCIM DE SÃO FÉLIX – Em evento que marcou as celebrações pelo Dia do Trabalhador Rural da Cooperativa de Desenvolvimento da Agricultura Familiar do Estado de Pernambuco, a Coopeafa, comemorado no último dia 25 de maio, o deputado federal, Pedro Campos, reafirmou seu compromisso para que a energia solar chegue para as famílias do campo.
“Protocolamos o Projeto de Lei N•2805/2023, que ampliará os investimentos em energias renováveis em comunidades de baixa renda e em comunidades rurais. As concessionárias e permissionárias terão que destinar 70% dos recursos de seus programas de eficiência energética para famílias beneficiadas pela Tarifa Social de Energia Elétrica. Isso possibilitará, por exemplo, a instalação de placas solares em casa e em associações”, afirmou.
O PL ainda prevê a utilização desses recursos para instalar sistemas de geração de energia renovável em associações comunitárias sem fins lucrativos. “Essa medida é extremamente importante, pois essas associações são, muitas vezes, responsáveis pelo abastecimento de água em áreas rurais e arcam com um grande consumo de energia para executar este tipo de fornecimento”, pontuou.
O evento contou com a participação de várias lideranças de associações e sindicatos rurais ligados a Coopeafa, que conta com cerca de 300 cooperados, de 15 municípios do Agreste Central. Para o parlamentar, o PL será um instrumento para democratizar o acesso às fontes de energias renováveis e irá beneficiar também os pequenos produtores rurais.