Ação preventiva de combate à Sigatoka Negra visa proteger bananais em PE
A banana é destaque local com movimentação de R$ 500 milhões anualmente
O secretário de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca, Aloísio Ferraz, criou uma Comissão para planejar ações de controle da SIGATOKA NEGRA, que atinge os bananais. “Vamos avaliar e realizar um diagnóstico, a fim de apresentar um plano de controle da doença”, destaca Aloísio.
A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário, com participação da Adagro, Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Secretárias Municipais de Agricultura, além de produtores de banana e suas associações.
A primeira reunião da Comissão foi realizada nesta terça-feira (30/05), na sede da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca. Participaram da reunião: Elivano Feitoza e Manoel Araújo (SDA), representando o secretário Aloísio Ferraz, o diretor de Pesquisa do IPA, Henrique Casttelleti, a pesquisadora Regina Ceres, Jurandir Barbosa Cavalcante, pela Adagro, e Enázio Márcio de Lima, da cooperativa de Desenvolvimento Sustentável de São Vicente Ferrer -CODESF.
NÚMEROS– A cultura da banana tem uma área cultivada superior a 43 mil hectares, com produção anual da ordem de 480 mil toneladas. “Esse cultivo representa 7% do total de estabelecimentos rurais, com mais de 20 mil unidades em Pernambuco”, explica o secretário, Aloísio Ferraz.
Além disso, a banana participa com cerca de 10% do valor bruto da produção das principais culturas de Pernambuco, com um montante anual de R$ 500 milhões. “É de grande importância econômica e social para os municípios produtores, a exemplo do Vale do Siriji.