Compesa: Intervenção na rede coletora de esgoto é realizada na Avenida Agamenon Magalhães
A Compesa identificou na última quinta-feira (22) um abatimento em trecho da Avenida Agamenon Magalhães, próximo à Avenida Rui Barbosa, por onde passa uma rede coletora de esgoto. No mesmo dia, foi realizado um diagnóstico preliminar que apontou a necessidade de conserto de um poço de visita, estrutura utilizada para ter acesso à rede coletora de esgoto e viabilizar os serviços de manutenção. Durante os trabalhos, foi verificada a necessidade de uma investigação mais detalhada para identificar se há, também, um trecho de tubulação danificada.
Desde ontem (25), a área está isolada após autorização do órgão municipal de trânsito, a CTTU. Entretanto, as chuvas do fim de semana, que se estendem nesta segunda-feira (26), geraram uma dificuldade para se realizar o esgotamento do trecho da rede coletora, que é bastante profunda, de modo que fosse possível avaliar se há danos à tubulação de esgoto.
Portanto, faz-se necessário aguardar a diminuição das chuvas, mantendo bombas de esgotamento e a área isolada, até que seja possível acessar a tubulação, de modo a definir se serão realizados serviços de manutenção ou se haverá necessidade de execução de uma pequena obra. Em princípio, considerando a complexidade das intervenções, devido às chuvas que vêm ocorrendo, a profundidade de quase cinco metros em que a tubulação se encontra e, ainda, a interferência do nível da maré, a expectativa é que a ação se estenda ao longo desta semana.
As intervenções estão sendo realizadas pela BRK, parceira da Compesa no Programa Cidade Saneada, a Parceria Público-Privada (PPP) do Saneamento da Região Metropolitana do Recife e da cidade de Goiana, na Mata Norte.
OBS: abatimento é quando o asfalto cede em algum ponto de uma via. Quando isso acontece em trechos por onde passam redes de água e esgoto, a Compesa realiza vistorias para identificar se a questão está relacionada aos serviços da empresa para providências.