Cinquenta projetos criados por pesquisadoras pernambucanas foram submetidos ao edital Pernambucanas Inovadoras 

Cinquenta projetos criados por pesquisadoras pernambucanas foram submetidos ao edital Pernambucanas Inovadoras 

As propostas são oriundas de sete regiões de desenvolvimento de Pernambuco e desenvolvidas por 11 Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) do Estado

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti/PE) recebeu 50 projetos de inovação idealizados por mulheres pernambucanas para incentivar o empreendedorismo inovador. As iniciativas foram submetidas ao Pernambucanas Inovadoras, edital que vai aportar ao todo R$1 milhão e selecionar até dez projetos. 

O edital é uma parceira da Secti/PE com a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia (Facepe) e a Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (Age), através do Fundo Inovar, para fortalecer o empreendedorismo acadêmico e ajudar mulheres a transformar suas pesquisas de doutorado em startups, produtos, soluções, modelos ou processos a serem licenciado por uma empresa. 

Para a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauricélia Montenegro, o número de submissões mostra que há uma procura muito boa pelo nosso ecossistema de inovação. “O número de submissões representa uma concorrência de cinco por vaga, já que a gente tem dez vagas, torna o processo do edital muito bem sucedido, tanto pela procura quanto por ser um edital de inovação que tem um recorte muito importante de gênero”, afirma Mauricélia. 

As propostas são oriundas de sete regiões de desenvolvimento do Estado, sendo a Região Metropolitana do Recife a localidade que mais inscreveu projetos, e desenvolvidas por 11 Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs), sendo a Universidade Federal de Pernambuco a entidade que mais submeteu iniciativas. É possível ressaltar ainda as áreas de atuação que se repetem desse quantitativo: GreenTech, HealthTech e Saúde Digital, e AgriTech. “É interessante notar que as tecnologias verdes, sustentáveis, ambientais tiveram maior porcentagem de submissão, com quase 30%, o que reforça a vocação de Pernambuco em ser um estado produtor de tecnologia para a saúde. Outro ponto que é importante a gente destacar é a presença de propostas de FemTech, que são voltadas a criar tecnologias direcionadas para mulheres e os desafios que elas enfrentam e que foram responsáveis por 10% do total das submissões”, afirma. 

O recurso do edital é dividido em duas faixas, onde a primeira direciona R$100 mil para cientistas que querem transformar sua pesquisa em startup, e a segunda destina investimentos para pesquisadoras que querem transformar suas ideias em um produto e licenciá-lo. 

A previsão para divulgação dos resultados estará disponível no site da Facepe a partir de 15 de agosto e a contratação das propostas acontecerá a partir de 1º de setembro. Confira o edital no site da Secti/PE – www.secti.pe.gov.br/editais

Edital Pernambucanas Inovadoras 

Divulgação dos resultados: 15 de agosto

Site: www.facepe.br

Crédito das imagens: Saulo Aleixo/Secti-PE

Sérgio Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *