Agrestina promove “Ciclo de Formação” e capacita mais de 400 profissionais da Educação

Agrestina promove “Ciclo de Formação” e capacita mais de 400 profissionais da Educação

Em Agrestina, interior de Pernambuco, a gestão está com os olhos voltados para a educação, e segue investindo na qualificação de seus profissionais. Durante os dias 24, 25 e 26 de julho, a Secretaria de Educação (Seduca) promoveu mais um Ciclo de Formação voltado para os profissionais que atuam na Rede Municipal de Ensino. O tema deste ano foi “Educar no Presente para um Futuro de Conquistas”, visando o aperfeiçoamento dos educadores para um melhor desempenho dos estudantes.

A abertura do Ciclo de Formação foi realizada no dia 24, no Centro Cultural da cidade, com a palestra “Entender como se aprende, para aprender como se ensina”, ministrada pelo Prof. M. em Educação, Gustavo Amaral. Na ocasião, e na presença de educadores, autoridades municipais e Poder Legislativo, o prefeito de Agrestina, Josué Mendes, assinou o Projeto de Lei nº 20, de julho de 2023, que autoriza o reajuste de 14,98% nos vencimentos dos professores do município.

Além do auditório do Centro Cultural, as formações foram realizadas em uma escola municipal. Ao todo, foram mais de 30 horas de conhecimento, durante os três dias de formação, com palestras, oficinas, treinamentos e oficinas direcionadas à cada modalidade de ensino, entre elas: Educação Infantil; Anos Iniciais; Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Mais de 400 profissionais que atuam na Rede Municipal de Ensino participaram do Ciclo de Formação.

De acordo com a Seduca, esta foi uma formação bem completa e uma excelente oportunidade para os profissionais da rede, que puderam contar com a oferta de conhecimento em suas áreas de atuação, tudo conduzido por doutores, mestres e especialistas no assunto.

Durante a formação, os profissionais contaram com oficinas em direitos da aprendizagem, práticas pedagógicas, alfabetização e letramento, inglês, português, matemática, ciências humanas, e até primeiros socorros. Além de aprender sobre desenvolvimento de métodos de ensino adequados, teorias educacionais, habilidades de comunicação, planejamento e avaliação do progresso dos alunos.

“O foco é capacitar os professores para criarem um ambiente de aprendizagem enriquecedor para seus estudantes, além de promover a formação de cidadãos responsáveis e críticos”, disse a Coordenadora de Formação Continuada de Agrestina, Luciana Santos.

Sérgio Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *