MPA realiza 1a Semana Nacional da Pesca Artesanal
Encontro reunirá na capital federal pescadores e pescadoras de todo o Brasil e
terá lançamento de programa inédito e exclusivo para a comunidade pesqueira
Começa nesta segunda-feira (31), em Brasília, a 1a Semana Nacional da Pesca Artesanal. O evento reunirá, até o dia 4 de agosto, cerca de 200 representantes de comunidades pesqueiras de todo o Brasil, além de instituições públicas e da sociedade civil. A abertura do evento será às 14h, no auditório Jonas Pinheiro, no bloco D, Esplanada, sede do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA).
Na programação da semana está previsto também, no dia 2/8, o lançamento do programa Povos da Pesca Artesanal ea assinatura do decreto de recriação do Conselho Nacional da Aquicultura e Pesca (CONAPE).
Essa é umainiciativa histórica. Pela primeira vez desde sempre, o Governo Federal lança políticas voltadas exclusivamente as pescadoras e pescadores artesanais. Eles são aproximadamente 1 milhão de pessoas no Brasil e respondem por aproximadamente 60% do pescado produzido no país. Estão localizados majoritariamente nas regiões Nordeste (46%) e Norte (37%).
Ao longo da semana, eles participarão de fóruns de discussão em que o Ministério da Pesca e Aquicultura dará voz às lideranças das centenas de associações, sindicatos e colônias de pesca que virão à Brasília. Discutirão temas como Legislação Pesqueira, Políticas Públicas para as Mulheres Pescadoras Artesanais e Territórios Pesqueiros.
No dia 2, participarão no Palácio do Planalto do lançamento do Povos da Pesca Artesanal. Coordenado pelo MPA, o programa será feito em conjunto com outros ministérios e parceiros. No âmbito dele, estão previstas sete ações que juntas tem o investimento de pelo menos R$ 154 milhões e beneficiará diretamente mais de 630 mil pescadores e pescadoras em todo o país.
Após a cerimônia, o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, estará disponível para atender a imprensa.
SERVIÇO
O quê: Abertura da 1a Semana Nacional da Pesca Artesanal.
Quando: segunda-feira, 31 de julho de 2023.
Onde: Auditório Jonas Pinheiro – Esplanada dos Ministérios, bloco D, térreo, Brasília.
Que horas: 9h30