Projeto do deputado estadual Henrique Queiroz Filho incentiva desenvolvimento da cadeia produtiva do bambu em PE

Projeto do deputado estadual Henrique Queiroz Filho incentiva desenvolvimento da cadeia produtiva do bambu em PE

Planta possui grande potencial para agregar renda aos produtores rurais. Broto tem função relevante no combate à fome e à insegurança alimentar

O deputado estadual Henrique Queiroz Filho (PP/PE) apresentou, na Assembleia Legislativa de Pernambuco, o Projeto de Lei Ordinária 1057/2023, que institui a Política de Incentivo ao Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Bambu em Pernambuco. A proposta tramitará nas comissões da Alepe e seguirá para aprovação em plenário.

Graças à sua versatilidade, o bambu está há anos suprindo demandas de diferentes civilizações do mundo. No Brasil, existem cerca de 200 espécies que cumprem diferentes funções ecológicas, que vão desde a neutralização o carbono à recuperação de áreas degradadas, além de ser de fácil manuseio e rápido crescimento.

“Em virtude do seu alto teor nutricional, o broto do bambu desempenha função de suma importância no combate à fome e à insegurança alimentar. É um alimento rico em vitaminas, proteínas, carboidratos e fibras alimentares”, destaca Henrique Queiroz Filho. “Em Pernambuco, o bambu possui enorme potencial para agregar renda aos produtores rurais. Sem falar que é um elemento capaz de minimizar o êxodo rural, ampliando o alvo de cultivo da agricultura familiar”, acrescenta.

Foto: Roberto Soares

Sérgio Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *