Festival de Verso e Viola de Agrestina já é o maior do Nordeste

Festival de Verso e Viola de Agrestina já é o maior do Nordeste

Edição reuniu mais de 400 pessoas no último domingo (27)

Mais de 400 apreciadores da cultura nordestina lotaram o Centro Cultural da cidade de Agrestina, no último domingo (27), para assistir ao 8° Festival de Verso e Viola, que teve em seu elenco os maiores nomes da cultura do repente e da declamação do Brasil. O Verso e Viola, evento voltado para a preservação da cantoria de viola, já é o maior do Nordeste.

Promovido há 8 anos pela Prefeitura de Agrestina, o Verso e Viola é um festival completo, com cantoria de viola e poesia declamada, trazendo em seu elenco os maiores repentistas do Nordeste.

Violeiros de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba, Sergipe, Piauí e muitos outros estados encantaram os amantes da viola nesta 8° edição, foram eles: Hipólito Moura e Raimundo Caetano, Raulino Silva e Antônio Lisboa, Edivaldo Zuzu e Miro Pereira, Zé Carlos do Pajeú e Sebastião Dias, Daniel Olímpio e Rogério Meneses, e Erasmo Ferreira e Severino Feitosa. Após a avaliação dos critérios, realizada pela mesa julgadora, o 1° lugar foi para a dupla Hipólito Moura e Raimundo Caetano.

O evento foi conduzido por Iponax Vila Nova, e contou também com a participação especial de Vemvém de Feira Nova e Barra Mansa de Timbaúba, e a poesia dos declamadores Raudênio Lima, Espingarda do Cordel, e Jaciel Rufino. Na plateia, era possível encontrar apreciadores de toda a região Agreste. “Tem gente que sai de casa só para ver a cantoria. Em Agrestina existe um respeito com a cantoria de viola. Um festival desses é para ficar na história”, ressaltou o apresentador, Hiponax Vilanova.

O Verso e Viola é promovido pela Secretaria de Cultura e Turismo de Agrestina, com organização dos violeiros, João Lourenço e Antônio Martins. “Eu devo cantar em cerca de 100 festivais por ano, e como repentista posso afirmar que hoje, no Nordeste, o festival de maior público e credibilidade é feito em Agrestina”, disse o repentista, João Lourenço.

Fotos: Adriano Monteiro

Sérgio Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *