“A solução para os problemas do semiárido é irrigação” diz Guilherme Coelho ao ministro da Agricultura
O Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, cumpriu agenda em Petrolina – PE, neste sábado (18). A programação de visitas, que incluiu a Embrapa e o perímetro irrigado, foi planejada pelo assessor especial do Governo de Pernambuco e presidente da Abrafrutas, Guilherme Coelho.
Foi a primeira visita do ministro à região, ele veio conhecer, a convite do secretário de Agricultura da Bahia, Wallison Tum e de Guilherme Coelho, mais profundamente o contexto de produção do semiárido e o desenvolvimento econômico e social proporcionado pela fruticultura irrigada. “Fiquei encantado com a resiliência das pessoas que não viram dificuldades e fizeram dessa uma das regiões mais prósperas do Brasil, com agricultura intensificada e tecnificada”, disse Carlos Fávaro.
“Além de apresentar a história e os detalhes da nossa produção de frutas, conversei com o ministro sobre as dificuldades enfrentadas pelos agricultores e criadores sertanejos, apontando a irrigação como a única e duradoura solução. Somente com a ampliação das áreas irrigadas será possível produzir com segurança hídrica, garantindo empregos, renda e prosperidade. Petrolina é um exemplo do poder de transformação da irrigação”, afirmou Guilherme Coelho.
O ministro veio acompanhado da Secretária de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo, Renata Miranda, do Secretário-Adjunto de Política Agrícola, Wilson Vaz de Araújo, do Secretário de Defesa Agropecuária Adjunto, Márcio Rezende, da diretora do Departamento de Análises Comerciais da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais, Ana Lúcia Gomes, da Assessoria Especial de Comunicação Social, Carla Madeira e do coordenador-Geral de Apoio às Superintendências, Oziel Oliveira.
Programação
A agenda de compromissos iniciou com um encontro que reuniu a secretária de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco, Ellen Viegas, o vereador Ronaldo Silva e representantes da fruticultura irrigada. Depois a comitiva seguiu para os campos experimentais de fruticultura da Embrapa Semiárido, onde foi recebida pela chefe-geral da unidade, Maria Auxiliadora Coelho, que detalhou sobre as pesquisas que vêm sendo realizadas.
No perímetro irrigado, o ministro foi até um lote dedicado à produção de uvas e a 17ª Festa do Colono do Maria Tereza, foi a primeira vez que um ministro de estado participou do evento.
A programação foi encerrada na inauguração do complexo de laboratórios para a inovação e tecnologias no setor agropecuário: “Agrotec Lab”, no campus de Ciências Agrárias da Univasf, com a presença do reitor Télio Leite.
Abertura do mercado da China para a uva
Carlos Fávaro ainda comentou sobre a parceria entre ministério e a Abrafrutas no processo de abertura de mercado chinês para a uva brasileira. “O Ministério da Agricultura, junto com o Guilherme, através da Abrafrutas, está trabalhando pela abertura do mercado para a China. Essa parceria vem sendo fundamental para fazer com que o Brasil ganhe notoriedade e mais espaço no mercado internacional. Vamos abrir muito em breve, está tudo bem encaminhado. Quando a gente abre um mercado lá fora, a oportunidade vem aqui dentro para o cidadão brasileiro”, comentou o ministro.