MEIO AMBIENTE | Em parceria com município de São Lourenço da Mata, Prefeitura de Garanhuns garante 500 mudas de Pau-brasil para arborização urbana
Espécie é proveniente da maior reserva ecológica de Pau-brasil do país, em São Lourenço da Mata/PE
A Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SDRMA), esteve realizando na manhã desta quarta-feira (19), na Zona da Mata de Pernambuco, a oficialização do projeto de permuta de árvores para arborização urbana. A ação contou com a parceria do município de São Lourenço da Mata/PE, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente (SDEAM) e da Estação Ecológica de Tapacurá, a maior reserva ecológica de pau-brasil do país. Em contrapartida, Garanhuns destinou 260 mudas de espécies nativas da região, provenientes da sementeira municipal.
O professor historiador Eurico Pereira de Moura, enfatizou a importância do projeto para o equilíbrio ambiental. “Isso é muito bom. Isso é muito produtivo para questão ambiental, bem como, pra questão histórica dos dois municípios e do país. A única cidade que se preocupou no passado em fazer uma permuta do plantio de pau-brasil, foi Petrópolis, no Rio de Janeiro, isso na década de 60. As mudas foram extraídas da Estação Experimental de Tapacurá e plantadas no Museu Imperial. Então, essa permuta afirma uma nova historia para Garanhuns e pra São Lourenço da Mata. Que sirva de exemplo para as grandes conquistas que teremos adiante”, destacou.
O titular da SDRMA, Neilton Cavalcante, agradeceu ao município de São Lourenço pela importante parceria. “Trata-se de um projeto histórico e que sem dúvidas, irá influenciar diretamente na qualidade de vida da nossa gente. Mas nada disso seria possível se não tivéssemos o olhar sensível de toda equipe envolvida, em especial da Estação Ecológica de Tapacurá e da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de São Lourenço. Desde que assumi a gestão desta pasta tão importante para o cuidado e preservação do meio ambiente, que temos buscado insensatamente parcerias que solidifiquem ainda mais o equilíbrio ecológico”, enfatizou.
Texto: Allan Gustavo
Fotos: Reprodução/SDRMA