Agrestina realiza 3° Encontro Regional de Juremeiros“Evento é realizado em alusão ao Dia da Consciência Negra”

Agrestina realiza 3° Encontro Regional de Juremeiros“Evento é realizado em alusão ao Dia da Consciência Negra”

O Dia da Consciência Negra, celebrado em novembro, será marcado por uma importante ação afirmativa em Agrestina, o “3° Encontro Regional de Juremeiros”, que acontece dia 18 de novembro (sábado), às 16h, no Centro Cultural da cidade. O evento, promovido pela Secretaria de Cultura e Turismo de Agrestina (Secultur), é aberto ao público e a entrada é gratuita.

A Jurema Sagrada é uma tradição religiosa de remanescência indígena. Enraizada em áreas onde por mais tempo conservou-se a identidade e a memória indígena no Nordeste brasileiro, é uma das poucas tradições que atualmente ainda rememoram o sistema de crenças dos povos originários.

Agrestina possui, atualmente, uma parcela expressiva de população que ainda preservam esses antigos saberes ancestrais. Há dois anos o município, por meio da Secultur, realiza o evento, que tem o objetivo de celebrar essa memória brasileira, contribuir com sua preservação histórica e cultural, e criar caminhos, por meio da política pública cultural, para o combate às práticas de discriminação contra os territórios sagrados, tradições e culturas de matriz afroindígena.

“Este é um evento que reforça a política de afirmação da Secretaria de Cultura, no sentido de acolher todas as manifestações culturais e saberes que representam o nosso povo e que, ao mesmo tempo, nos tornam tão únicos”, disse o diretor de Cultura de Agrestina, Adeilson Soares.

Serviço:
3° Encontro Regional de Juremeiros
Data: 18 de novembro/sábado
Local: Centro Cultural de Agrestina
Horário: 16h

Sérgio Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *