Deputado Gilmar Júnior promove evento antirracista com apresentações culturais e palestras
O Fórum entrou para o calendário oficial do Coren-PE
Um dia dedicado a discutir o combate ao preconceito racial. O 1º Fórum Antirracista do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE) aconteceu nesta segunda-feira (27), no auditório do Senac, que fica em Santo Amaro, área central do Recife. A proposição foi do deputado estadual Gilmar Júnior (PV), que é enfermeiro e preside a autarquia: “Na Assembleia Legislativa, pela primeira vez, o tema foi levado à discussão, em uma semana de relevantes encontros. Como parlamentar, eu tive o prazer de presidir uma rodada de discussão e foi uma grande oportunidade de aprendizados! A minha ideia foi estender esse debate, tão importante para a sociedade, porque não basta apenas dizer que não é preconceituoso, é preciso lutar contra o racismo!”, pontuou Gilmar Júnior.
A cantora Gabi da Pele Preta iniciou as participações e, em meio à apresentação musical, falou sobre a importância de os profissionais da enfermagem se fortalecerem contra o racismo. Ainda dentre os convidados para o Fórum, o superintendente do Ministério da Saúde em Pernambuco, Rosano Carvalho, e a deputada estadual Rosa Amorim (PT).
De acordo com deputado, não deve haver tolerância para o racismo, especialmente, no exercício da enfermagem: “A função precípua do profissional de enfermagem é cuidar das pessoas, independente de quem esteja do outro lado. Além disso, a nossa profissão é formada, na grande maioria, por mulheres negras. Portanto não cabe qualquer tipo de racismo na nossa área: nem contra os profissionais, nem entre a categoria. Vamos fomentar, cada vez mais, as discussões e as ações antirracistas!”.