Saúde do Cabo capacita enfermeiras para atendimento às vítimas de violência sexual durante o carnaval
Enfermeiras da rede pública do Cabo de Santo Agostinho receberam, nesta quinta-feira (11), um treinamento para atendimento no período carnavalesco. A capacitação aconteceu no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM 1), no bairro da Torrinha. Mais de 50 profissionais estiveram presentes.
O objetivo é preparar as equipes para atender as vítimas de violência sexual durante o carnaval na cidade. Representantes da Secretaria da Mulher também estiveram presentes para orientações sobre outros tipos de violência contra a mulher nesse período.
Será realizado distribuição de kits pós-estupro e cuidados da equipe de enfermagem durante para as vítimas. Unidades de Saúde como Serviço de Pronto Atendimento (SPA), em Gaibu, Hospital Mendo Sampaio (Mista), na BR-101, Policlínica Jamaci de Medeiros, em Ponte dos Carvalhos, estarão aptas para receber as mulheres violentadas sexualmente. A Maternidade Padre Geraldo, em Ponte dos Carvalhos, também receberá as gestantes que passem pela mesma situação.
“Conversamos com nossas enfermeiras, orientando e capacitando. Infelizmente, a violência sexual contra a mulher sofre um aumento no carnaval, mas nossas equipes já estão sendo preparadas e vamos dá todo o suporte necessário para às vítimas”, explicou a coordenadora de Saúde da Mulher, Giselle Paiva.