Saúde de Jataúba atinge média 9,13 no Previne Brasil. A média em 2020 era de apenas 2,79
O Governo Federal, através do Ministério da Saúde divulgou os números do Previne Brasil, e Jataúba foi destaque ao alcançar uma média já mais vista na história. No início da gestão atual, a média no programa era de apenas 2,79, colocando o município na 178ª posição no ranking de Pernambuco. Com o esforço da gestão municipal e comprometimento dos profissionais, Jataúba hoje ocupa a posição 73, ficando a frente de municípios como o vizinho Brejo da Madre de Deus.
O programa Previne Brasil alterou o modelo de financiamento da Atenção Primária, que passou a ser feito com base em três critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas. A proposta tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.
O Previne Brasil equilibra valores financeiros per capita referentes à população efetivamente cadastrada nas equipes de Saúde da Família (eSF) e de Atenção Primária (eAP), com o grau de desempenho assistencial das equipes somado a incentivos específicos, como ampliação do horário de atendimento (Programa Saúde na Hora), equipes de saúde bucal, informatização (Informatiza APS), equipes de Consultório na Rua, equipes que estão como campo de prática para formação de residentes na APS, entre outros tantos programas.
“Não foi fácil, nós recebemos uma saúde totalmente desestruturada e ineficiente, mas com muito trabalho, dedicação e ética, hoje podemos celebrar mais essa conquista.”, declarou Layanne Oliveira, coordenadora de Atenção Primária. “Promovemos inúmeras formações para capacitar nossos profissionais, modernizamos nossos Postos de Saúde, e fomos atrás de mais investimentos. Com o trabalho duro da gestão, e o apoio de outros agentes públicos, essa nota tão positiva era apenas uma questão de tempo.”, concluiu Layanne.
📷 Sérgio Rodrigues/Criar Digital
ASCOM Prefeitura de Jataúba/PE