Com representantes de Caruaru, delegação de Pernambuco faz história na 4ª Conferência Nacional de Cultura, em Brasília

Com representantes de Caruaru, delegação de Pernambuco faz história na 4ª Conferência Nacional de Cultura, em Brasília

Jô Barbosa, da Fundação de Cultura de Caruaru, e Roberto Gercino, do Boi Tira Teima, representaram a Capital do Agreste

Com dois representantes de Caruaru, a delegação de Pernambuco fez história na 4ª Conferência Nacional de Cultura (CNC), em Brasília. O evento voltou a ser promovido pelo Ministério da Cultura (MinC) após 10 anos de hiato. Com seis eixos temáticos, os participantes debateram de forma intensa, entre os dias 4 e 8 de março, as políticas públicas para a cultura nacional.

Caruaru contou com dois representantes, sendo um do poder público e outro da sociedade civil. A gerente de Projetos da Fundação de Cultura de Caruaru, Jô Barbosa, e o mestre e coordenador do Boi Tira Teima, Roberto Gercino, foram escolhidos durante a Conferência Estadual, que ocorreu no município de Gravatá, em novembro de 2023.

“Foi um momento histórico e muito produtivo. A delegação de Pernambuco estava linda, todos ficaram impressionados com a nossa cultura e a nossa diversidade. Nosso estado teve praticamente todas as propostas aprovadas e, como representante do poder público de Caruaru, sei que nada disso seria possível sem o apoio do prefeito Rodrigo Pinheiro”, disse Jô Barbosa.

Para Roberto Gercino, a 4ª CNC retratou um momento de esperança: “Agora podemos dizer que estamos construindo políticas públicas a nível nacional”. No total, foram 30 propostas aprovadas. Os debates giraram em torno de seis eixos temáticos:

  • Eixo 1: Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura
  • Eixo 2: Democratização do acesso à cultura e Participação Social
  • Eixo 3: Identidade, Patrimônio e Memória
  • Eixo 4: Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural
  • Eixo 5: Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade
  • Eixo 6: Direito às Artes e Linguagens Digitais

De acordo com a Agência Brasil, o secretário Executivo do MinC, Márcio Tavares, explicou que em até 60 dias da realização da CNC, as propostas serão encaminhadas aos conselhos municipais, estaduais e do Distrito Federal, pontos de cultura, além de delegados e secretarias estaduais e municipais de Cultura. As propostas servirão para o ministério elaborar, em conjunto com a sociedade civil, o novo Plano Nacional de Cultura.

Sérgio Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *