Com melhores indicadores da região, Ipojuca premia escolas destaques no SAEPE 2024
Em reconhecimento aos excelentes resultados conquistados pelo município na última edição do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE), a Prefeitura do Ipojuca, promoveu, nesta segunda-feira (27), um evento de premiação para as escolas, professores e estudantes da rede que se destacaram nas provas que medem o aprendizado no Estado. Segundo os dados, Ipojuca ficou no primeiro lugar nos 2º e 5º anos iniciais e no primeiro lugar em crescimento de proficiência no 9º ano entre as cidades da Gerência Regional de Educação Metro Sul. Além disso, a cidade apresentou resultados superiores a outros municípios da Região Metropolitana como o Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, São Lourenço e até mesmo a capital Recife.
Na ocasião, a prefeita do Ipojuca, Célia Sales, ao lado da vereadora Adilma Lacerda e do secretário de Educação, Francisco Amorim, premiou as unidades que tiveram os melhores resultados individuais, em crescimento e em desempenho.
“Saber que hoje somos primeiro lugar no 2º e 5º anos dos anos iniciais e que tivemos um crescimento considerável na proficiência no 9º entre as cidades da Gerência Regional de Educação Metro Sul é um motivo de muito orgulho para todos”, afirmou a prefeita Célia Sales, reforçando que os resultados são frutos de uma política educacional transformadora promovida nas suas gestões ao longo dos últimos anos. De acordo com a vereadora Adilma Lacerda, “como representante do povo eu quero agradecer a essa Secretaria de Educação que está trazendo um futuro melhor para as nossas crianças e jovens. Também parabenizo a todas as escolas avaliadas e em especial as que foram premiadas. Tenho certeza que vocês vão continuar a transformar vidas”, informou a parlamentar.
Para o secretário Francisco Amorim, que detalhou todos os dados do SAEPE, “é um momento de parabenizar todos os professores e gestores envolvidos. E temos que comemorar mesmo, pois eu sei o quanto cada equipe trabalhou. O que vocês estão fazendo na rede, eu não tenho dúvidas que vamos continuar avançando como um todo”, disse o gestor. Ainda segundo o secretário, comparando com as cidades de grande porte, quando a prefeita assumiu, Ipojuca estava entre 10° e 11° lugar, mas hoje está em 2° lugar em todo o Estado, só atrás de Petrolina. Segundo a gerente da GRE Metro Sul, Eda Cabral, “a educação não é gasto, é investimento, e vê Ipojuca crescendo só nos fortalece. Hoje o estudante é da rede municipal, mas amanhã ele será da rede estadual. Então precisamos sim estar juntos e dar apoio”, informou.