Prefeita do Ipojuca, Célia Sales, inaugura escola de Educação Infantil com capacidade para 100 crianças
A cada dia, a educação ipojucana vem mostrando muitos motivos para ser referência no estado de Pernambuco. Nesta sexta-feira (14), a Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria da Educação, inaugurou mais uma unidade educacional no município. A Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Professora Luiza Maria da Valentim, localizada no Campo do Avião, será um espaço voltado para crianças de zero a três anos de idade. Estavam presentes no evento a prefeita do Ipojuca, Célia Sales, secretários, vereadores, como Adilma Lacerda, Neto Gordo, Flávio do Cartório, Irmão Ricardo, Washington, Irmão Abel e Irmão Genival, que foi parlamentar responsável por propor o nome ao espaço, além de gestores, professores e pessoas da comunidade.
Com capacidade para atendimento de 100 estudantes, em dois turnos, o edifício possui três salas de aula, uma sala do soninho, uma sala multiuso, sala dos professores, direção/secretaria, cozinha, copa, despensa, área de serviço, banheiros para as crianças e para funcionários e circulação interna e externa, totalizando uma área de 274,34 metros quadrados. “É com muita alegria que entregamos para a população do Ipojuca mais uma creche no município. Saber que no início da nossa gestão esta área era esquecida e que hoje nós já possuímos inúmeros equipamentos para educação infantil é algo que me deixa muito orgulhosa e emocionada. Sei o quanto muitas famílias dependem de locais como esse para deixar os seus filhos em segurança, protegidos enquanto estão na luta diária do trabalho e do sustento para suas casas”, relatou a prefeita Célia Sales.
O nome do espaço é uma homenagem à professora Luiza Maria Valentim, uma profissional ipojucana dedicada a educar os filhos dos trabalhadores do campo e ajudar ao próximo. Para a filha de dona Luiza, a professora Lucidalva Maria Valentim, o momento é muito emocionante. “Eu só tenho a agradecer por esta linda homenagem. Depois de tantos anos de dedicação à educação, agora, com a gestão da prefeita Célia Sales, minha mãe foi reconhecida. Estou muito feliz. Eu e toda a minha família”, disse. Para a mãe de Eloá Valentina, a primeira aluna da unidade, de um ano e nove meses, “para mim, está sendo um privilégio ver a minha filha dentro desse lugar construído com tanta dedicação. Esta creche vai ajudar muitas mães que precisam trabalhar e não tem com quem deixar seus filhos”, disse a autônoma Cláudia Catarina.
Segundo dados do Ministério da Educação, Ipojuca atingiu o índice de quase 70% de crianças alfabetizadas, ficando em primeiro lugar entre as cidades da região metropolitana sul e teve um resultado superior às cidades com redes maiores como Olinda, Jaboatão e até Recife. “Essa creche possibilita a gente reordenar a rede local como um todo. Estamos garantindo vagas para crianças que estavam na fila de espera nessa área educacional, de zero a três anos. Agora estamos resolvendo a matricula para a comunidade do Campo do Avião, trazendo os estudantes na idade certa para dentro da escola. Assim, eles irão desenvolver o cognitivo e seus talentos, sem futuramente serem reprovadas”, falou o secretário de Educação, Francisco Amorim.