Veículos da Patrulha Escolar teve lançamento para alunos da escola Maria Thamar
A Secretaria Municipal de Defesa Social reativou hoje (16) a Patrulha Escolar para as escolas do município com a entrega de dois novos veículos. A escola Maria Thamar, localizada em Gaibu, foi o local escolhido para a apresentação da ação. O evento contou com a presença dos secretários de Defesa Civil, Pablo de Carvalho, e da Educação, Betinho Gomes, além dos guardas municipais já capacitados para atuar nas escolas.
Com o objetivo de humanizar a relação da guarda municipal com a sociedade, a patrulha terá a sua disponibilidade 27 guardas, sendo eles do grupamento escolar e do canil. “Esses profissionais vão auxiliar tanto na segurança desses alunos quanto na aplicação de palestras que debatam temas importantes para juventude para agir de forma preventiva sobre problemáticas que atingem esse público” explicou o secretário de Defesa Social, Pablo de Carvalho.
A subinspetora da Guarda Municipal, Raphaela Rocha, enfatizou que as ações da patrulha devem beneficiar todas as escolas da rede municipal e começar sempre pelas escolas com maior número de alunos. “A guarda já funciona através no 153 para emergências, porém a Patrulha Escolar vai estar em rondas diárias pensando em alcançar o maior número de escolas possíveis. As palestras serão sempre em comum acordo com a direção da unidade, observando às necessidades das escolas” relatou.
Tendo como temática do ano a educação antirracista, a escola Maria Thamar que tem 1.300 alunos matriculados nos três turnos, pretende atuar com foco na questão. O gestor da unidade escolar, Cláudio Pinheiro Neto disse que é fundamental a ação da patrulha para auxiliar no debate do tema. “O porte da escola faz com que seja necessária a ação da patrulha. A gente recebe de braços abertos toda a patrulha porque para nós eles fazem parte da comunidade escolar” afirmou.
Ao fim do evento de entrega dos veículos, os profissionais da guarda municipal receberam o certificado de conclusão do curso de capacitação para atuar na patrulha e alguns alunos puderam entrar nos veículos e conhecer melhor como são equipados. Os alunos Alanna Beatriz e Humberto Henrique contaram que se sentem mais seguros com a presença dos guardas no cotidiano das escolas. “Acho muito legal a ideia e isso vai dar um entendimento bom já que vai ter coisa nova por aqui” disse Alanna.
Durante a tarde, uma programação com palestras sobre violência contra a mulher, bullying e cyberbullying, violência na juventude e drogas entre outros temas vai ocorrer para os alunos da instituição. No dia 18, terça-feira, a programação segue na Escola Municipal Professor Davi Manuel Vieira da Costa, em Ponte dos Carvalhos.