Em Jaqueira, mais 200 famílias recebem títulos de propriedade do Programa Moradia Legal

Em Jaqueira, mais 200 famílias recebem títulos de propriedade do Programa Moradia Legal

Ridete Pellegrino, prefeita de Jaqueira implantou programa na cidade em 2023 

A Prefeitura de Jaqueira, na Mata Sul, entregou nesta quinta (20), mais 200 títulos de propriedade de imóveis através do Programa de Regularização Fundiária Moradia Legal Pernambuco. O evento que lotou a antiga Estação Ferroviária no centro da cidade, beneficiou nesta etapa, mais um grupo de famílias da Rua do Campo.

“Marineide Alves, Josefa Alves, Erivalda Alves e Cleia da Silva, são algumas das moradoras que voltaram para casa e efetivamente, estão sendo proprietárias de suas casas”, ressalta Ridete Pellegrino, prefeita de Jaqueira. A gestora lembra que mais de 50 famílias dessa mesma localidade já tinham sido contempladas na primeira etapa do programa, em 2023, quando Ridete implantou o programa de regularização na cidade. Ridete finaliza: “Hoje renovamos a esperança de cada junqueirense que esperam por outros títulos nas outras ruas da cidade e nós vamos chegar lá”.

Acompanharam a prefeita Ridete Pellegrino, o vice-prefeito, Irmão Eudo; e os vereadores, Armando Barros, Gilson de Posto, Paulo Enfermeiro e Luis Henrique. Bruno César, gerente de articulação do Governo de Pernambuco, também prestigiou as entregas de títulos. 

Três servidoras do Tribunal de Justiça de Pernambuco, entidade que coordena o programa, estavam no encontro: Sara Lima, coordenadora adjunta do Programa Moradia Legal Pernambuco, Bianca Freire da Rocha – Administradora Predial da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (TJPE) e Mariane Rosendo – Assessora do Programa Moradia Legal.

Moradia Legal Pernambuco:  implantada em 2018, conta com a parceria de prefeituras, cartórios e diversas instituições, a exemplo da Universidade Federal (UFPE), da Associação de Registradores de Imóveis (Aripe), da Associação de Notários e Registradores (Anoreg/PE), da Associação Municipalista (Amupe) e de órgãos ligados aos governos Estadual e Federal. Pelo Judiciário, o Moradia Legal Pernambuco conta com atuação direta das equipes da Presidência, da Corregedoria e da Comunicação do TJPE, além do apoio da Escola Judicial (Esmape), da Coordenadoria da Mulher e de unidades administrativas e judiciárias.

O programa tem atuação em três linhas de ação: regularização fundiária urbana em área de interesse social, regularização fundiária rural e redução de processos de usucapião. A iniciativa também apoia ações relacionadas à pacificação de conflitos fundiários. Em 2023, recebeu Menção Honrosa da Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) durante a primeira edição do Prêmio Solo Seguro.

Sérgio Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *