No Cabo, PCDs comemoram o lançamento do Programa ‘Praia Inclusiva’
O sábado no Cabo de Santo Agostinho começou com muita festa e alegria para o público de pessoas com deficiência (PCDs) e mobilidade reduzida, com o lançamento do Programa Praia Inclusiva. O evento aconteceu na Praia de Gaibu, na área do Manguinho, próximo ao Hotel Canariu’s, um dos locais mais seguros para banho. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura Municipal do Cabo de Santo Agostinho, através da Secretaria de Programas Sociais.
O Programa ‘Praia Inclusiva’ tem como objetivo proporcionar banho de mar assistido e seguro à população com deficiência e mobilidade reduzida, utilizando cadeiras de rodas anfíbias, além de oferecer diversas atividades esportivas e de lazer. Entre os benefícios do programa estão a inclusão social, acessibilidade, qualidade de vida, conscientização, autonomia e independência, além da interação social. As atividades oferecidas incluem recreação infantil, jogo de xadrez, voleibol sentado, beach tennis, entre outras.
Além da assistência da Secretaria de Programas Sociais, a Secretaria de Saúde esteve presente para prestar assistência a todos os participantes.
Para participar do programa, basta comparecer às atividades, que serão realizadas a cada quinze dias, ou realizar um pré-agendamento através do e-mail: gerenciadedireitoshumanos@gmail.com ou pelo telefone: 3521-6718. O programa acontecerá sempre na Praia de Gaibu (área do Manguinho, próximo ao Hotel Canariu’s), das 9h às 13h.
O Prefeito Keko do Armazém esteve presente e expressou seu sentimento com o lançamento do programa. “Essa é mais uma conquista da nossa gestão. O mar é para todos, independentemente das condições. Meu sentimento é de muita alegria em ver todo esse público tomando banho de mar de uma forma segura e acessível. Vamos continuar trabalhando para garantir outros benefícios para os nossos cabenses”, enfatizou o gestor municipal.
Vitória Regina, de 21 anos, foi a primeira a tomar banho de mar e aproveitou intensamente o momento. “Esse momento ficou marcado para mim. Eu sempre evitei tomar banho de mar por ter mobilidade reduzida, mas agora participarei mais vezes. Ser a primeira a entrar no mar foi muito especial”, comemorou.
A Secretária de Programas Sociais, Andrea Galdino, destacou a importância do programa para os PCDs. “O Programa Praia Inclusiva é um avanço para o nosso município. Nosso objetivo é construir uma sociedade mais justa, equânime e acessível para todos”, afirmou.
Andrea ainda fez um convite para as próximas edições: “Estaremos aqui a cada quinze dias. Para quem não pôde vir hoje, estaremos aqui novamente daqui a quinze dias, oferecendo banho de mar seguro e assistido”, concluiu.