Festival de Inverno de Garanhuns inicia sua 32ª edição nesta quinta-feira (11), Maior festival multicultural da América Latina contará com 18 dias de programação distribuída entre 22 polos pela cidade

Festival de Inverno de Garanhuns inicia sua 32ª edição nesta quinta-feira (11), Maior festival multicultural da América Latina contará com 18 dias de programação distribuída entre 22 polos pela cidade

Em clima de música, arte e cultura, a 32ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) está prestes a encantar multidões. Nesta quinta-feira (11), acontece a abertura oficial do maior festival multicultural da América Latina. O evento segue até o dia 28 de julho e neste ano acontece sob a gestão da Prefeitura Municipal de Garanhuns, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e conta com o patrocínio do Ministério do Turismo e do Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Empetur; além do apoio do Serviço Social do Comércio (Sesc) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A expectativa é que 1,8 milhão de pessoas passem pela cidade durante os 18 dias do evento, proporcionando um retorno econômico de aproximadamente 180 milhões de reais para o município. A taxa de ocupação dos hotéis, pousadas e casas para alugar é superior a 90%, registrando índices de 100% nos finais de semana.

A programação conta com aproximadamente 500 atrações distribuídas entre 22 polos, com música, circo, dança, teatro, poesia, literatura, artes visuais, fotografia, audiovisual, oficinas e outras linguagens culturais. Garanhuns vai receber artistas de todas as regiões do país, sendo a maioria selecionada por meio de editais convocatórios da Secretaria de Cultura, que contaram com quase 2 mil inscritos. Além da curadoria e contratação artística, a Secretaria de Cultura também é responsável pela coordenação geral do evento, atuando na logística e organização do FIG.

Durante os próximos dias da programação, a Secretaria de Saúde de Garanhuns vai atuar na Praça Mestre Dominguinhos com pronto atendimento, disponibilizando equipes de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e profissionais de saúde para atender a população. O Parque Euclides Dourado também contará com ações da Secretaria de Saúde de Garanhuns. O espaço terá uma estrutura similar à da Praça Mestre Dominguinhos, com profissionais de saúde aptos para atendimento durante as tardes e também durante as programações do Palco Pop e Palco do Forró.

Pensando na qualidade dos produtos oferecidos em todo o festival, a Vigilância Sanitária atuará com 13 fiscais, que vão monitorar o acondicionamento e validade de alimentos e bebidas na área interna e externa de todos os polos, durante as tardes e noites do evento.

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos disponibiliza este ano o ‘Camarote da Acessibilidade’, com capacidade para receber até 46 pessoas por noite. O espaço será destinado exclusivamente às pessoas com deficiência. Outro local específico, que será voltado para atendimento e acolhimento de crianças dos profissionais que estejam comercializando durante o FIG, foi montado na sede do Centro de Especialidades da Saúde da Mulher e da Criança (Cesmuc). O serviço contará com atendimento de educadores, assistentes sociais e outros profissionais.

Como evento multicultural e conscientizador, o Festival de Inverno de Garanhuns, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Garanhuns, vai contar com abordagens sociais nas seis portarias da Praça Mestre Dominguinhos, além de blitzes de conscientização em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS), que acontecerão na entrada da cidade e no Parque Euclides Dourado, entre outras ações.

A Secretaria da Mulher de Garanhuns também atuará fortemente para coibir atos de violência e assédio contra a mulher. Ações educativas e de orientação serão realizadas durante o período do FIG, incluindo uma blitz em parceria com a Patrulha Maria da Penha, em vários pontos da cidade. A secretaria também realizará a campanha “Ei, moça”, uma iniciativa que distribuirá cartazes por bares e restaurantes com números de emergência para mulheres que estejam em situação de violência.

Também será montada no Parque Luiz Carlos de Oliveira a Casa Lilás, um ponto de acolhimento e orientação. No local, as mulheres poderão ter acesso a informações sobre atendimento jurídico e psicológico e onde encontrar apoio. A Secretaria Municipal de Educação estará à frente da coordenação e promovendo uma programação exclusiva com escolas da Rede Municipal de Ensino no Espaço da Palavra, no Parque Luiz Carlos de Oliveira.

A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Garanhuns traz mais uma vez o projeto Guardiões Ambientais. A iniciativa promove a sustentabilidade ambiental através da coleta seletiva dentro do evento. Durante a programação, profissionais que atuam como recicladores de resíduos sólidos vão receber fardamentos, alimentação, equipamentos de proteção individual (EPIs) e, ao final de cada noite, poderão revender o material coletado a uma Associação de Catadores de Resíduos Sólidos parceira do evento.

A segurança do evento conta com apoio da Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte (AMSTT), que atuará em uma central de videomonitoramento na Praça Mestre Dominguinhos, com 35 câmeras, que serão instaladas nos acessos, no interior da praça e também no Parque Euclides Dourado.

Além disso, a AMSTT também terá um efetivo de 67 guardas municipais e agentes da AMSTT por dia, nos diversos polos do festival. Os profissionais vão atuar no controle de trânsito, orientação a pedestres e motoristas, além da realização de rondas ostensivas e preventivas. A população poderá entrar em contato com a Autarquia através do número 153.

IDENTIDADE VISUAL – A identidade visual do 32º Festival de Inverno de Garanhuns é assinada pela pintora e ilustradora Bella Galvão. Seu trabalho transita entre o figurativo e abstrato, reunindo elementos de sua formação pessoal, bem como das manifestações culturais nordestinas. Para o FIG, a proposta envolve um contraste de cores que remetem ao frio e à flora, bem como estampas e elementos influenciados pela tropicalidade brega de Rossi.

MÚSICA – Além da Praça Mestre Dominguinhos, outros polos estarão abrigando as apresentação musicais, entre eles o Palco Estação, no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, que vai contar com apresentações musicais intimistas, bem como o Palco Pop e Palco Forró Zé da Macuca, na rua Maria Ramos (próximo ao Terminal Rodoviário); e Palco Instrumental Paulo Rafael, no Parque Ruber van der Linden.

CULTURA POPULAR – O Palco de Cultura Popular Ariano Suasssuna vai reunir, de 19 a 27 de julho, atrações de diversos municípios pernambucanos, entre elas Patrimônios Vivos de Pernambuco, como o Mestre Galo Preto, Banda de Pífanos Folclore Verde do Castainho, Cavalo Marinho Boi Pintado e Caboclinho Canidé de Goiana.

CASA DOS SABERES – Diversas oficinas serão promovidas na Casa dos Saberes, localizada na Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (Aesga). O espaço contempla por meio da formação, diversas linguagens artístico-culturais como música, audiovisual, fotografia, gastronomia, entre outros.

VIRTUOSI NA SERRA – Após um ano de interrupção no FIG, a música erudita volta a protagonizar o XVII Virtuosi na Serra, que contará com programação no período de 19 a 27 de julho. O polo será realizado no Seminário São José e conta com a curadoria de Ana Lúcia Altino.

SESC E SEBRAE – O Centro Cultural do Sesc Garanhuns vai contar com uma série de ações voltada para as linguagens de audiovisual, dança, teatro adulto, alternativo e infantil. Já no Parque Euclides Dourado, a parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) segue mantida para realização de mais um ano do Armazém das Artes e Negócios, com espaço destinado à comercialização de produtos do artesanato pernambucano.

A programação completa está disponível a seguir:
https://docs.google.com/document/d/1OkhfByw1VJ58EZ1a9uKIgDuACK5OHSsBIWJqsstI54s/edit?usp=sharing

Foto: Thomas Ravelly

Sérgio Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *