REVISTA TOTAL E MARCELO MESQUITA CRESCEM SIMULTANEAMENTE

REVISTA TOTAL E MARCELO MESQUITA CRESCEM SIMULTANEAMENTE

Marcelo Mesquita, fundador da Revista Total Brasil, desde 2004 vem imprimindo um crescimento que vai além da consolidação de um veículo de comunicação, com uma forma própria de levar ao seu público informações que primam pela imparcialidade e com o respeito que os seus leitores merecem.
Assim, o empreendedor nordestino vem se destacando, desde meados da década de 2000, a partir de uma decisão que mudaria não apenas sua vida, mas também a forma como sua cidade seria vista e celebrada. Ele decidiu fundar uma revista. O objetivo era claro: criar um veículo de comunicação que pudesse falar sobre sua cidade e sua população, destacando os progressos, as mudanças e as novidades que moldavam a comunidade.
Em 2006, numa viagem à ao sul do país, um tipo de pesquisa qualitativa, também conhecida como pesquisa de abordagem interpretativa ou pesquisa de campo chamou a atenção de Marcelo Mesquita por algumas características-chave como: Foco na compreensão em profundidade de fenômenos, comportamentos, motivações e intenções das pessoas, em vez de apenas medir e quantificar dados, além da utilização de métodos como observação, entrevistas, grupos de observação e análise de documentos para coletar informações.

Marcelo observou que a partir dessa metodologia o pesquisador é o principal instrumento de coleta e análise, buscando entender o contexto e a perspectiva dos participantes, não havendo necessariamente uma hipótese prévia a ser testada, mas sim uma questão de pesquisa a ser explorada de forma aberta e flexível, entendendo a a importância de uma apresentação de resultados de forma descritiva e interpretativa, cujo objetivo primordial é capturar a complexidade do fenômeno estudado.

Assim, o que resultou dessa experiência foi a visão de que a pesquisa qualitativa permite compreender as motivações, crenças e significados que as pessoas atribuem a determinados temas, o que pode ser muito valioso para as áreas como: marketing, ciências sociais, psicologia e política.

Os estudos técnicos implementados por Marcelo passaram a contribuir para um alto grau de acurácia, buscando identificar padrões, tendências e informações relevantes que permitissem fazer previsões e projeções com confiabilidade.
Quais foram os resultados desses estudos?
Naquele mesmo ano (2006) o candidato ao governo de Pernambuco, Eduardo Campos, patinava nas pesquisas de opiniões, com baixos índices de adesões e os institutos de pesquisa já prenunciavam uma derrota.
Marcelo foi às ruas, tanto na capital como nas cidades-polos e nos grandes municípios, e ousou fazer uma matéria de capa da sua revista afirmando que Eduardo Campos ganharia a eleição e seria o próximo governador de Pernambuco.
E foi exatamente o que aconteceu.
Desde então, ele passou a ser consultado por vários políticos ou candidatos, passou a estudar e a pesquisar mais sobre essa ciência e se transformou num dos maiores marqueteiros políticos do País, não só com um grande índice de acertos de ganhadores de eleições, como ajudando candidatos que o procuravam para pedir conselhos, opiniões e sugestões.
Concomitantemente, enquanto seu conceito de marqueteiro crescia e ele se tornava conhecido, a Revista Total, até 2018 conhecida como “a revista dos municípios pernambucanos”, também se popularizava e crescia, se difundindo por todo o país, sobretudo depois que, em 2018, Marcelo resolveu instalar uma sucursal da revista em Brasília (DF), transformando a publicação na “revista dos municípios brasileiros” que nos últimos cinco meses passou a ser editada semanalmente.
Esta história já dura 20 anos, completados agora em 2024, e a TOTAL BRASIL + se tornou num dos maiores veículos nacionais de Comunicação, passando a fazer parte da história de muitas pessoas vitoriosas: políticos, empresários, comerciante e profissionais autônomos dos mais diversos segmentos, atraindo novos leitores e seguidores, inclusive nas redes sociais.
Hoje, o criador – Marcelo Mesquita – e o veículo criado – a Revista Total -, são o orgulho dos pernambucanos e circulam ambos, por quase todo o País: a revista já é distribuída por 16 dos 26 Estados brasileiros, além de estar presente também no Distrito Federal, com o seu diretor-presidente viajando por todo o Brasil, seja promovendo homenagens a grandes personalidades nacionais ou atendendo a convites de brasileiros que veem no semanário um espaço democrático e de grande visibilidade nacional.
Num período como este, então, que antecede eleições, Marcelo não consegue parar e, sempre muito solícito, atende a todos que o procuram.

Sérgio Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *