Secretaria da Mulher oferece formação para jornalistas
Objetivo é proporcionar uma capacitação para os profissionais
que noticiam a violência de gênero em nosso Estado
O Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria da Mulher, através da Diretoria de Enfrentamento à Violência de Gênero, realizará uma formação para jornalistas com o tema “O Papel da imprensa no combate à violência de gênero”, no próximo dia 20 de agosto, às 14h, no auditório da TV Pernambuco, em Caruaru (antigo prédio do ITEP).
O objetivo da iniciativa é proporcionar uma formação inicial e continuada para os profissionais que noticiam a violência de gênero em nosso Estado. E, a partir dessa formação, buscar sensibilizá-los para a não revitimização das mulheres e o fim da cultura do machismo e patriarcado que alicerça a sociedade.
As atividades envolvem o reconhecimento da estruturação social baseada nas violações contra as mulheres e de que forma a imprensa pode contribuir através de sua abordagem para esta desconstrução das violências.
A Secretaria da Mulher de Pernambuco entende que as ações de enfrentamento à violência de gênero precisam ser discutidas em diversas áreas da sociedade, inclusive pelos veículos de comunicação de massa, responsáveis diretamente por levar informações que contribuem para a reflexão, formação de opinião e, consequentemente, a denúncia da vítima e o rompimento do ciclo de violência.
A cobertura jornalística sobre a violência de gênero entre os anos de 1969 a 1971 e 2014 a 2016 é o objeto de estudo da jornalista Amanda Tavares, em sua tese de doutorado “Violência, Substantivo Feminino: um estudo genealógico sobre as narrativas da violência contra as mulheres na mídia pernambucana”. O trabalho da pesquisadora identifica a objetificação da mulher, a moralização das coberturas e o hibridismo entre o discurso jornalístico, policial e jurídico são características comuns às narrativas sobre a violência contra as mulheres.
Formadora
Élida Rodrigues, advogada e diretora de Enfrentamento à Violência de Gênero da Secretaria da Mulher de Pernambuco.
Amanda Tavares, doutora em Comunicação pela UFPE, atualmente é jornalista no IFPB, na área de comunicação atua principalmente nos temas de análise do discurso, gênero e violência contra a mulher.
Como participar:
Se inscreva no link abaixo
Serviço:
Evento: Formação para jornalistas
Data: 20/08/2024
Horário: 14h
Local: Auditório da TV Pernambuco, em Caruaru (antigo prédio do ITEP)