Justiça Eleitoral determina exclusão de Fake News publicada pelo candidato Aglaílson Victor

Justiça Eleitoral determina exclusão de Fake News publicada pelo candidato Aglaílson Victor

Em decisão proferida neste domingo, 25 de agosto de 2024, a Justiça Eleitoral da 18ª Zona Eleitoral de Vitória de Santo Antão, concedeu uma liminar contra o candidato Victor Moraes Queralvares por veiculação de fake news nas suas redes sociais. A medida foi solicitada pela coligação “Vitória Cuidada com Amor,” composta pelos partidos MDB, Podemos, PMB, PSD, Avante, Solidariedade, Federação PSDB Cidadania, e Federação Brasil da Esperança (PT, PC do B e PV), que alegou a disseminação de conteúdo desinformativo.

A representação destacou que o áudio publicado por Victor em uma publicação que supostamente questionava a merenda no município foi editado de maneira a descontextualizar o conteúdo original, induzindo os eleitores ao erro ao sugerir que não estava sendo oferecida merenda escolar para os alunos da rede pública, quando, na verdade, a mensagem completa enfatizava que a “prioridade é aluno”, ou seja, o fornecimento da alimentação deve ser priorizado para os estudantes.
O juiz eleitoral Matheus de Carvalho Melo Lopes, ao analisar o caso, entendeu que a postagem em questão tinha potencial para causar prejuízo ao processo eleitoral, devido à proximidade do pleito e ao possível impacto negativo na imagem do candidato adversário. Com isso, foi deferido o pedido de liminar, determinando que a publicação fosse removida da rede social em um prazo de 24 horas.
Além disso, o candidato foi proibido de veicular conteúdos similares sob pena de multa diária de R$ 2.000,00.

A decisão ainda estabelece que o Facebook Serviços Online do Brasil Ltda seja intimado a cumprir a determinação judicial e que o Ministério Público Eleitoral seja notificado para acompanhar o caso.
Este é mais um episódio que reforça a importância de uma campanha eleitoral limpa e transparente, com o compromisso de todos os envolvidos em manter a integridade do processo democrático.

Recentemente, a mesma coligação obteve outra vitória judicial, conseguindo retirar do ar várias contas no Instagram que se dedicavam exclusivamente à disseminação de fake news em favor do candidato Aglailson Victor.

PDF da Decisão ⤵️

Sérgio Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *