Juntos pela Cidadania: Iniciativa do Governo do Estado leva diversos serviços para mais perto da população

Juntos pela Cidadania: Iniciativa do Governo do Estado leva diversos serviços para mais perto da população

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência (SJDH), em coordenação conjunta a Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional, Secretaria de Defesa Social e Secretaria Estadual de Educação, iniciam no sábado (31), a primeira ação do Juntos pela Cidadania que ocorrerá em Ponte dos Carvalhos, no município de Cabo de Santo Agostinho, na Escola Estadual de Referência ao Ensino Médio Cabo de Santo Agostinho, das 8h às 12h.

Na ocasião, serão oferecidos serviços de acesso à cidadania para a população, por meio de diversas ações integradas entre o governo estadual e o município. No dia 21 de setembro, a mesma ação acontecerá em Jaboatão dos Guararapes, no Núcleo Estadual de Prevenção Social, em Cajueiro Seco. E, posteriormente, o calendário junto a outros municípios será divulgado.

Na sexta-feira (30), no turno da manhã e tarde, haverá um ciclo de palestras nas escolas Municipal Douglas Menezes e Escola de Referência em Ensino Médio Maria Eugênia, em Ponte dos Carvalhos, dentro do programa ‘Juntos pela Escola’, promovido pela SDS, e que antecede a ação de cidadania. Os temas tratados serão: bullyng, lei Maria da Penha, Proteção à Criança e ao Adolescente, Violência na Juventude e Drogas, entre outros.

O Juntos pela Cidadania visa, também, promover a integração intersetorial entre redes de prevenção social, com a execução de ações estratégicas para a garantia do acesso a direitos e, consequentemente, redução do crime e violências. Aproximando, assim, ainda mais os órgãos do governo do estado junto aos municípios, fortalecendo os laços dentro das comunidades e firmando o senso de pertencimento e responsabilidade compartilhada.

“Entende-se que quanto mais serviços de acesso à direitos estiverem próximos à população, mais efetivamente se consegue mitigar situações de violações de direitos humanos. Assim, esse instrumento funciona como porta de entrada para a política de prevenção à violência, porque não apenas lida-se com os sintomas, mas, também, abordam as multicausalidades da violência, promovendo, assim, uma sociedade mais segura”, destacou a Secretária de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência, Joana Figueiredo.

Sérgio Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *