Caruaru é Destaque em Evento Nacional com Projeto Inovador de Proteção à Mulher

Caruaru é Destaque em Evento Nacional com Projeto Inovador de Proteção à Mulher

Na noite desta quarta-feira (18), Recife foi palco da abertura do 8º Encontro Nacional dos Oficiais de Justiça (ENOJUSPE 2024), realizado na Escola Judicial de Pernambuco (ESMAPE). O evento, considerado um dos maiores do sistema judiciário brasileiro, contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Ricardo Paes Barreto, a coordenadora da Mulher do TJPE, desembargadora Daisy Andrade, o presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça de Pernambuco (Sindojuspe), Roberto Soto, o deputado federal Cel. Meira, entre outras autoridades.

A palestra de abertura foi marcada pela apresentação do projeto pioneiro Núcleo Integrado dos Oficiais de Justiça (NIOJ), uma iniciativa voltada à proteção da mulher e parte integrante da rede de enfrentamento à violência em Caruaru. O projeto foi apresentado pela comandante da Patrulha Maria da Penha de Caruaru, tenente Dayana Vasconcelos, pelo diretor-geral administrativo do Sindojuspe, Marco Albuquerque, e pela advogada e ex-secretária da Mulher de Caruaru, Luana Marabuco.

Durante a apresentação, Luana Marabuco enfatizou o impacto transformador do projeto: “Este projeto vem consolidar o papel de Caruaru como pioneira na proteção à mulher. A integração entre os órgãos envolvidos permite uma resposta mais ágil e eficaz no enfrentamento à violência, garantindo que as mulheres recebam o acolhimento e a proteção que merecem de forma célere e humanizada”, afirmou Luana Marabuco.

O NIOJ, que conta com o apoio do Governo do Estado de Pernambuco, por meio do 4º Batalhão, e da Prefeitura Municipal de Caruaru, fortalece a rede de enfrentamento à violência na cidade. A recente inauguração da sala do NIOJ, dentro da Vara de Violência Doméstica e Familiar, localizada próxima à Delegacia da Mulher e ao Centro de Referência da Mulher, é um exemplo concreto desse avanço. A proximidade entre esses serviços facilita o acolhimento às vítimas e agiliza os procedimentos de proteção.

Com esse projeto, Caruaru reafirma sua posição como referência nacional na política de proteção às mulheres, sendo um dos principais destaques do ENOJUSPE 2024.

Sérgio Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *