Operação Eleições: mais de R$ 6 milhões são investidos nas ações de segurança pública para o pleito eleitoral em Pernambuco
Com um aumento de 19,15% em relação ao efetivo empregado no primeiro turno das eleições de 2020, o atual pleito contará com 37.491 postos de trabalho extra em todo o Estado. O plano inclui o monitoramento das ações a partir dos Centros Integrados de Comando e Controle (CICC’s), localizados no Recife, Caruaru e Serra Talhada
Com um reforço de 19,15% em relação ao pleito de 2020, a Secretaria de Defesa Social (SDS) vai ativar 37.491 postos de trabalhos extras durante o primeiro turno das eleições municipais de outubro, garantindo que os cidadãos exerçam a democracia com tranquilidade. O investimento será da ordem de R$ 6.748.380 milhões para executar as ações de segurança em todo o período. Iniciada no dia 16 de agosto, a operação abrange o reforço nas Forças de Segurança Pública em todos os municípios pernambucanos. Um total de 7.152.871 eleitores deve comparecer às urnas, em 3.327 locais de votação.
Do total de postos de trabalho extra, 32.476 são de policiais militares, 3.193 de policiais civis, 1.064 de bombeiros militares; 108 de policiais científicos; 60 de agentes da Defesa Civil, 328 da Corregedoria e 262 da sede da SDS. Apenas no chamado “Dia D”, 06 de outubro, serão empregados um total de 10.126 profissionais do Litoral ao Sertão. A SDS também contará com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PE), da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), da Polícia Federal (PF), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), entre outros órgãos parceiros.
De forma integrada, a SDS vai garantir a segurança pública nos locais de votação, nos locais de apuração, nos cartórios eleitorais, nas vias públicas e nos terminais de passageiros. “As Forças de Segurança Pública estão preparadas para assegurar o direito dos cidadãos pernambucanos de comparecerem às urnas e escolherem seus candidatos com toda a tranquilidade. Este é o nosso compromisso”, destacou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.
Todo o monitoramento das ações será feito a partir dos Centros Integrados de Comando e Controle (CICC´s) instalados no Recife, Caruaru e Serra Talhada, de onde serão realizadas as coordenações de todo o policiamento. Nos CICC´s, haverá o espelhamento de câmeras municipais, além da transmissão das imagens captadas por drones.
ATUAÇÃO – A Polícia Militar vai atuar no policiamento ostensivo, realizando ações operacionais integradas, como também providenciando as escoltas das urnas com apoio de viaturas. Já a Polícia Civil vai atuar em todas as 184 cidades, da Região Metropolitana ao Sertão, que contarão com ao menos uma delegacia de plantão no sábado (05) e domingo (06). Na capital pernambucana, cinco delegacias seccionais estarão funcionando nesses dois dias, além da Central de Plantão (Ceplanc). Atuando com atendimento pré-hospitalar, combate a incêndio, salvamento terrestre, salvamento aquático, o Corpo de Bombeiros também está presente na Operação Eleições 2024, além de realizar outras atividades técnicas de sua competência.
Com reforço de equipes na Região Metropolitana atuando no Instituto de Criminalística (IC), no Instituto de Medicina Legal (IML) e no Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE), a Polícia Científica vai estar presente em todas as unidades regionais do Estado. As equipes da Defesa Civil estarão a postos nos CICC´s de Recife, Caruaru e Serra Talhada, abrangendo todo o Estado. Realizando fiscalizações e diligências em todas as regiões, equipes da Corregedoria também vão atuar no pleito eleitoral. Já os profissionais da Ouvidoria estarão de plantão na sede e também em ação itinerante no Agreste (Bezerros, Gravatá e Caruaru). A partir de bases no Recife, Caruaru e Serra Talhada, os helicópteros do Grupamento Tático Aéreo (GTA) vão fazer sobrevoos na Região Metropolitana, Zona da Mata, Agreste e Sertão, em apoio ao trabalho por terra, das Forças de Segurança Pública.