Cabo inicia cirurgia pediátricas de otorrinolaringologia no Hospital Infantil
O Hospital Infantil Dr. Adailton C. de Alencar do Cabo de Santo Agostinho, iniciou nesta quarta-feira (9), cirurgias eletivas pediátricas de otorrinolaringologia, beneficiando pacientes que aguardavam na fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS).
Da Região Metropolitana do Recife, o Cabo é o primeiro município a realizar este tipo de procedimento. Antes as demandas eram encaminhadas para o Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP) e o Hospital Agamenon Magualhães (HAM). O atendimento às crianças com doenças do ouvido, nariz ou garganta iniciou em agosto deste ano, com uma avaliação da equipe médica de Otorrinolaringologia. Mais de 30 crianças já estão com cirurgias programadas até o final do mês de outubro.
Na unidade já são realizadas cirurgias para correção de hérnias, fimose, retirada de cistos, drenagem de abscessos, correção de frênulo lingual e orquidopexia. De acordo com o diretor médico do Hospital Infantil, Renan Casado, estima-se que duas em cada cem crianças na faixa escolar possuem indicação para realizar cirurgia de retirada das amígdalas. Isso ocorre normalmente quando a criança sofre com infecções recorrentes na garganta devido ao tamanho da glândula.
“É muito gratificante poder afirmar que as crianças do Cabo de Santo Agostinho agora possuem acesso a este tipo de cirurgia, que é capaz de resolver um problema tão comum em nosso meio. Nós que compomos a rede de saúde do Cabo estamos constantemente buscando meios para ampliar a prestação de serviços médicos dentro do município, com o intuito de facilitar a vida do cidadão cabense, pontuou o diretor médico.
Muito nervosa no momento da cirurgia do seu filho, Lucicleide Maria de Souza França de 32 anos, mãe do paciente Nicollas Henrique de França, de 8 anos, disse o quanto está feliz com a cirurgia do filho. “É uma alegria muito grande do meu filho ter sido contemplado em ser um dos primeiros pacientes a fazer o procedimento cirúrgico aqui no município. Hoje estou aliviada. Com isso, meu filho passará a dormir bem. Sou muito grata a Deus e toda equipe médica por esta realização”, comentou.