Prefeito eleito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, visita o IRPAA e conhece tecnologias sustentáveis para o semiárido que promovem qualidade de vida no campo
Ascom
O prefeito eleito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, acompanhado do vice Tiano Félix, visitou nesta quarta-feira (06) o Centro de Formação D. José Rodrigues, do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA), localizado no bairro Jardim Primavera, em Juazeiro.
Recebidos pelo presidente da organização, Moacir dos Santos, e pela equipe técnica, Andrei e sua comitiva foram apresentados a projetos e pesquisas que fazem uso de tecnologias sustentáveis para aprimorar a convivência com o semiárido e buscar soluções para o desenvolvimento rural da região.
“Queremos agradecer a sua visita Andrei, parabenizá-lo e dizer que estamos à disposição para contribuir com a sua gestão, ampliando a parcerias com o IRPAA, e juntos possamos garantir a proteção do bioma Caatinga e implementar políticas públicas, de modo a melhorar a qualidade de vida dos povos do Semiárido”, disse Moacir.
O grupo realizou uma visita de campo, onde foram mostradas práticas como o recaatingamento, o saneamento rural com reuso de água, o barreiro de trincheiro, o cultivo de palma, entre outras. Essas tecnologias foram desenvolvidas para melhorar a qualidade de vida e gerar renda às famílias da caatinga, destacando a importância da educação ambiental, da cobertura do solo e do manejo sustentável dos recursos naturais. “A preservação da Caatinga é essencial para o equilíbrio ambiental e econômico de nossa região, e iniciativas como essas precisam ser incentivadas e ampliadas para que cheguem cada vez mais as famílias. O que vimos aqui é uma amostra de que, com vontade e inovação, é possível enfrentar os desafios da nossa região”, afirmou Andrei, reafirmando a importância das parcerias com instituições que trabalham para transformar a realidade do semiárido.
Na ocasião, o prefeito eleito também conheceu a área de agricultura familiar do Centro, onde práticas de convivência com o semiárido foram aplicadas com resultados transformadores para a vida da família local. A cisterna de produção, o quintal produtivo, o banco de sementes crioulas e as tecnologias de saneamento rural com aproveitamento de água para segurança mostraram-se estratégias para tornar uma agricultura familiar mais sustentável.
Essa visita reforça o compromisso de Andrei com o desenvolvimento sustentável e com políticas públicas para o fortalecimento da vida no campo, a promoção da justiça social e a preservação da nossa Caatinga.