Prefeitura de Garanhuns recebe Selo Ouro nacional na alfabetização
A Prefeitura de Garanhuns está comemorando mais uma conquista na área da educação. Foi divulgado hoje que o município atingiu a pontuação máxima e ganhou o Selo Ouro nacional na Alfabetização, concedido pelo Ministério da Educação. O reconhecimento vem após a avaliação de 20 diretrizes pelo Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que analisou políticas como a Alfabetização, recomposição de aprendizagem e o incentivo à leitura. A Rede Municipal de Ensino se destacou em todos os aspectos e foi premiada por promover políticas públicas eficazes e transformadoras.
Entre as iniciativas que fizeram Garanhuns chegar ao ouro na alfabetização, estão a Política Municipal de Alfabetização alinhada às diretrizes do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada; o trabalho de recomposição de aprendizagem, por meio do programa Aprendentes e o Plano de Trabalho Anual de implementação de ações de alfabetização.
“Hoje é dia de celebração para Garanhuns. Nós cumprimos em 100% todas as diretrizes estabelecidas pelo MEC e isso é decorrente de uma gestão comprometida. Estamos no caminho certo e continuaremos construindo a melhor educação do interior de Pernambuco”, expressou a secretária de Educação, Wilza Vitorino.
Outro ponto que chama a atenção é a diminuição das desigualdades com a implementação do projeto “Entre histórias e memórias: a identidade do lugar onde estou” e Instrução Normativa que regulamenta as diretrizes operacionais e pedagógicas das temáticas afro-brasileira, africana e dos povos indígenas, bem como a identidade dos povos do campo e quilombolas.
“Essa conquista é fruto do trabalho incansável de professores, gestores, equipes pedagógicas e uma gestão que prioriza e que acredita no poder transformador da educação. Parabenizamos a todos que fazem parte dessa caminhada e fortalecem a garantia dos direitos dos nossos estudantes a uma educação de qualidade”, declarou a diretora de Ensino, Adriana Cordeiro.
Entre os objetivos do Selo Alfabetização, está incentivar a adoção de políticas, programas, estratégias e práticas de gestão pública da educação comprometidos com o cumprimento das metas de alfabetização e de redução de desigualdades estabelecidas no Plano Nacional de Educação (PNE) e no CNCA.