Caruaru consolida conquistas históricas para as mulheres em 2024

Caruaru consolida conquistas históricas para as mulheres em 2024

Secretaria de Políticas para Mulheres divulga balanço com resultados positivos na qualificação profissional, empreendedorismo e combate à violência

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), encerra 2024 com avanços significativos na promoção da cidadania, autonomia econômica e proteção das caruaruenses. As iniciativas implementadas ao longo do ano impactaram diretamente milhares de mulheres e famílias no município, reforçando a importância das políticas públicas voltadas para a equidade de gênero.

O ano foi marcado por inovações importantes, como a inauguração do Centro de Qualificação Profissional para Mulheres de Caruaru (CQP), em fevereiro, com a presença da Ministra da Mulher, Aparecida Gonçalves, e a reinauguração da Casa da Mulher Artesã, no Alto do Moura, em março. Em junho, o Núcleo Integrado dos Oficiais de Justiça (NIOJ) passou a fortalecer a articulação de serviços de apoio às mulheres em situação de violência.

Entre os equipamentos da secretaria, o Centro de Referência Maria Neuma da Silva Lira foi responsável por 5.212 atendimentos, oferecendo apoio psicológico, social e jurídico a mulheres em situação de violência. Além disso, o programa “Maria da Penha Vai às Escolas” impactou diretamente 2.069 estudantes, promovendo atividades educativas em 25 unidades escolares e fortalecendo a prevenção à violência desde a base.

As coordenações especializadas da SPM também desempenharam um papel fundamental, atendendo 7.246 pessoas em projetos voltados para diferentes perfis, incluindo mulheres negras, com deficiência, empreendedoras, jovens e idosas. As ações também alcançaram mães atendidas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), com a realização de mais de 200 formações e oficinas em 17 unidades.

Na área da saúde e bem-estar, a SPM realizou 1.800 atendimentos psicológicos, jurídicos e socioassistenciais por meio do Balcão de Atendimento à Mulher.

Outro grande destaque de 2024 foi o avanço na geração de renda e inclusão profissional das mulheres. No CQP, foram realizadas 86 oficinas e 35 cursos, qualificando mais de 1.300 mulheres. Já no Programa Mulheres Empreendedoras, houve 21 formações continuadas e 26 feiras e eventos ao longo do ano, gerando um faturamento superior a R$ 140 mil.

“O compromisso da gestão do prefeito Rodrigo Pinheiro com as mulheres é um avanço inegável para a consolidação das políticas voltadas para as mulheres em nosso município. Graças a esse esforço, conseguimos firmar parcerias e garantir recursos para a realização de ações e programas efetivos na garantia dos direitos das mulheres. Caruaru segue sendo referência nacional em cidadania, autonomia econômica e no enfrentamento à violência contra as mulheres”, destaca Luana Marabuco, secretária de Políticas para Mulheres de Caruaru.

Sérgio Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *