Acompanhado dos secretários de Educação e Infraestrutura, Lula Cabral visita escolas da área rural
O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral, acompanhado pelos secretários Maurício Canuto, de Infraestrutura, e Isaltino Nascimento, de Educação, visitou hoje (08) escolas da área rural. O objetivo foi verificar se as unidades estão em condições de receber os alunos neste ano letivo.
Na primeira escola visita a Escola Municipal Edmar Moury Fernandes, no Engenho Serraria, a situação encontrada foi de precariedade e obra inacabada. De acordo com o que identificou a Secretaria de Educação, há três anos o prédio foi demolido para uma reforma que não foi concluída pela gestão anterior. Atualmente a obra está abandonada e apenas 30% dos trabalhos realizados.
Antes da demolição a escola atendia cerca de 300 alunos da educação infantil ao ensino fundamental I, mas devido a paralisação das obras, parte dos estudantes foi relocada para um espaço improvisado em um antigo restaurante adaptado e sem infraestrutura adequada.
Dos 300 alunos, apenas 170 continuam no espaço adaptado. Os demais foram transferidos para outras escolas em bairros mais distantes, dificultando o acesso e obrigando muitas famílias a depender de transporte público para o deslocamento. A Edmar Moury Fernandes atendia também alunos de outras comunidades vizinhas: Jasmim, Propriedade e Vila Dois Irmãos.
“Não há condições nenhuma das crianças voltarem a estudar nesse ambiente, espaço quente, pequeno sem estrutura nenhuma para aprender e para os professores ensinarem”, disse o prefeito.
“Já determinados aos secretários e nos comprometemos com as diretoras da escola que vamos encontrar um espaço melhor até a gente concluir a reforma”, disse o prefeito Lula Cabral.
Na Escola Aníbal Cardoso, em Algodoais, situação semelhante foi encontrada, com construções inacabadas e mofo em salas de aula. “Vamos buscar solucionar o problema da umidade e elevar o forro do teto, além de realizar outras melhorias que a escola necessita”, disse o secretário de Educação, Isaltino Nascimento. Na escola Joaquim Nabuco, no Engenho Massangana, mais obras paralisadas. “ Após este levantamento o prefeito Lula Cabral deve determinar a retomada das obras para que as unidades possam, enfim, oferecer condições de funcionamento com a qualidade ”, conclui o secretário.