Vidas, Escolas e Comunidade: Educar para a promoção da justiça socioambiental é o tema do ano letivo 2025 da rede estadual de Pernambuco 

Vidas, Escolas e Comunidade: Educar para a promoção da justiça socioambiental é o tema do ano letivo 2025 da rede estadual de Pernambuco 

O lançamento aconteceu nesta terça-feira (14), em Garanhuns. A escolha da temática chama atenção para as questões ambientais e sociais das pequenas comunidades

Vidas, Escolas e Comunidade: educar para a promoção da justiça socioambiental é o tema do ano letivo da rede estadual de Pernambuco em 2025. O anúncio foi realizado nesta terça-feira (14), pela Secretaria de Educação e Esportes (SEE), durante seminário em Garanhuns, no Agreste. Participaram do encontro representantes da pasta e das 16 gerências regionais do estado. A iniciativa tem como objetivo fortalecer as equipes pedagógicas e aprimorar a prática educativa nas escolas públicas.  

A escolha da temática evidencia a importância de Pernambuco estar atento às questões ambientais e sociais das populações negras, indígenas, ribeirinhas, quilombolas, ciganas, produtores rurais, agricultores familiares, das comunidades pesqueiras e das urbanas empobrecidas. O intuito é fomentar a discussão para que os docentes, discentes e toda a comunidade escolar possam identificar essas conexões, propor soluções e agir em favor de uma sociedade mais equitativa. 

A abordagem educacional selecionada para este ano letivo também exige o reconhecimento do saber local e das práticas culturais, incentivando a participação ativa de comunidades no desenvolvimento de estratégias para enfrentar os desafios socioambientais. A pauta da Justiça Ambiental surge como uma resposta às desigualdades socioambientais, originando-se no movimento negro norte-americano dos anos 1980.

“A nossa missão é levar para os estudantes da rede estadual a reflexão sobre o papel das políticas públicas e dos indivíduos na construção de um mundo mais sustentável. Nesse sentido, visamos o empoderamento dos alunos por meio de conhecimentos, habilidades e valores que os permitam analisar criticamente as questões das desigualdades socioambientais que atravessam o nosso cotidiano, bem como, que sejam capazes de promover intervenções, projetos comunitários, atividades práticas e experiências de engajamento como agentes de mudança em suas vidas, nas escolas que pertencem, nas suas comunidades e no mundo”, ressalta Tarcia Silva, secretária executiva de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco.

O evento acontece até a próxima quinta-feira (16) e vai contar com palestras, dinâmicas em grupo e conferências, além de muitos debates para que, até o início das aulas, os profissionais da rede estejam prontos para abordar a temática nas salas.

Sérgio Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *