Município do Cabo alerta sobre Janeiro Roxo, mês de combate à hanseníase
Em alusão ao “Janeiro Roxo”, mês dedicado à conscientização e combate mundial à hanseníase, o município do Cabo de Santo Agostinho intensifica suas ações por meio do Centro de Referência Secundária de Tuberculose e Hanseníase Professora Nilda Buarque. Nesse espaço especializado, os pacientes recebem atendimento integral desde o diagnóstico até o término do tratamento.
O município registra um número alto de casos de hanseníase, por isso, a Secretaria de Saúde reforça a importância desse período para mobilizar a comunidade e intensificar os esforços no controle da doença. O médico Francisco Almeida, especialista em hanseníase, explica que a doença vai além das manchas na pele, já que as pessoas só associam a doença por ela. “A hanseníase é uma doença crônica que afeta principalmente os nervos periféricos e a pele, podendo causar sintomas como dormência nas extremidades, dores articulares, sensação de formigamento, fisgadas e câimbras”, explica Francisco.
A transmissão ocorre por vias respiratórias, através de tosse ou espirros, mas nem todas as pessoas expostas desenvolvem a doença. “Isso depende do sistema imunológico da pessoa. Ainda assim é recomendável o uso de máscaras próximo a indivíduos infectados”, orienta a coordenadora de hanseníase do município, Vanessa Carneiro.
“O diagnóstico precoce é essencial para evitar complicações, mesmo em estágios avançados, a hanseníase tem cura e o tratamento é gratuito, sendo disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, enfatiza o médico.
Ruberval Silva, 73 anos, diagnosticado com hanseníase há dois anos, destaca a importância de buscar ajuda sem preconceitos. “Eu nunca tive vergonha de dizer que tinha hanseníase. Quando descobri, contei para meus amigos e família e logo procurei tratamento. Fiz todo meu tratamento aqui no centro e foi uma maravilha. Os médicos são excelentes, cuidadosos e hoje estou totalmente curado,” disse Ruberval.
O Centro de Referência oferece uma equipe multidisciplinar composta por médicos hansenologistas, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e técnicos de enfermagem especialistas na doença. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
SERVIÇO:
Centro de Referência Secundária de Tuberculose e Hanseníase Professora Nilda Buarque
Endereço: Rua Teixeira de Sá nº 28 – Centro
Telefone: (81) 3521-6724
Horário de funcionamento: Das 8h às 16h