No Hospital da Restauração, Gilmar Júnior recebe denúncias dos profissionais da Enfermagem

No Hospital da Restauração, Gilmar Júnior recebe denúncias dos profissionais da Enfermagem

Representante da Enfermagem na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o deputado Gilmar Júnior (PV) esteve, ontem (4), no Hospital da Restauração (HR), no Recife, para conversar com os profissionais da área. No local, o parlamentar recebeu diversas denúncias da categoria, como irregularidades no pagamento dos plantões extras.

O deputado vem expondo que o Governo Raquel Lyra (PSD) não repassou para os profissionais os recursos do Piso Nacional da Enfermagem. Segundo o parlamentar, Pernambuco tem R$ 14,7 milhões enviados pelo Governo Federal para serem pagos à categoria, mas o Poder Executivo não liberou os valores. A informação está disponível no portal Investsus.

O parlamentar explicou como funcionam os plantões extras. Segundo ele, é uma modalidade de trabalho, onde o trabalhador presta o seu serviço ao Estado, sem vínculo trabalhista (nem é contratado, nem é concursado) ou até pode ser, mas entrega plantões a mais, pois falta pessoal (dimensionamento inadequado) e deve receber por ele até o quinto dia útil do mês seguinte. No entanto, mesmo com os recursos garantidos pelo Governo Federal, a Enfermagem sofre para receber.

“A realidade é que os profissionais estão dando os plantões extras e não recebem, ou recebem de forma incorreta. Existem casos de profissionais que trabalharam 6 plantões extras em janeiro e só receberam 2! Como pode isso? Trabalhar sem receber nada? O Governo do Estado diz que está em dia. Mas, falta com a verdade! Fomos no HR e nos deparamos com essa realidade terrível. Um Poder Executivo que invisibiliza profissionais de Enfermagem e tratam eles como escravos”, denunciou Gilmar Júnior.

Alerta

Gilmar Júnior ainda enfatizou a importância dos profissionais e cobrou atenção do Estado. “Sem a Enfermagem, as coisas não funcionam e um hospital como a Restauração para e quem sofre é a população. Se for procurar, a população está nas filas, no chão. O discurso da governadora Raquel Lyra, com todo o respeito, é de que o governo dela é para as mulheres. Mas, 85% da Enfermagem é feminina e ela não cuida dessa profissão, que é feminina”, questionou o parlamentar.

Sérgio Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *