Senado Federal aprova porte de arma para mulheres com medida protetiva

Senado Federal aprova porte de arma para mulheres com medida protetiva

Comissão de Direitos Humanos do Senado aprovou, nesta quarta-feira (9), um projeto de lei que permite o porte temporário de arma de fogo para mulheres que estejam sob medida protetiva de urgência. O relator da proposta, senador Magno Malta (PL-ES), deu parecer favorável ao texto, que agora segue para a análise da Comissão de Segurança Pública.

As medidas protetivas de urgência são ações judiciais ou administrativas destinadas a proteger pessoas em situação de risco iminente, especialmente em casos de violência doméstica e familiar, conforme previsto na Lei Maria da Penha.

De acordo com o projeto aprovado, mulheres a partir de 18 anos que tenham medida protetiva poderão adquirir, possuir e portar armas de fogo. Para os demais cidadãos, a idade mínima para solicitar o porte permanece em 25 anos – sugestão do senador Alessandro Vieira (MDB-SE), acolhida pelo relator.

Para obter a autorização, será necessário cumprir os critérios exigidos pelo Estatuto do Desarmamento, incluindo a comprovação de capacidade técnica e aptidão psicológica para o manuseio da arma.

(Com informações e foto/ Site – Viralizou)

Sérgio Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *