Fernando Monteiro vai presidir comissão que analisa MP do crédito consignado para trabalhadores formais

O deputado federal Fernando Monteiro (Republicanos-PE) assumiu, nesta quarta-feira (7), a presidência da Comissão Mista responsável por analisar a Medida Provisória 1292/2025, que trata da ampliação do acesso ao crédito consignado para trabalhadores com carteira assinada do setor privado. A MP permite que as operações sejam realizadas por meio de sistemas ou plataformas digitais, ampliando a possibilidade de contratação para categorias como trabalhadores domésticos e rurais.
Segundo Fernando Monteiro, o objetivo da comissão é tornar o processo mais acessível e seguro, garantindo que os trabalhadores formais tenham melhores condições de acesso ao crédito. “Cabe ao Parlamento a análise e o aperfeiçoamento do texto, o que vamos fazer nesta comissão”, afirmou o deputado. A proposta ainda será votada pela Câmara e pelo Senado, após a tramitação na comissão.
Foram designados para relatar a medida o senador Rogério Carvalho (PT-SE), como relator principal, e o deputado Fernando Giacobo (PL-PR), como relator revisor. A comissão mista terá o papel de ouvir especialistas, colher sugestões e propor ajustes para assegurar que o texto final da MP atenda aos interesses dos trabalhadores e garanta segurança nas transações digitais de crédito consignado.